Assine a newsletter

GUARÊ MASCOTE

H2Foz > Notícias

03/08/2006 18h30

ABIH alerta para consumo de água em hotéis

A estiagem que atinge o Paraná já compromete o abastecimento de água em várias cidades do Estado. No caso dos meios de hospedagem, a ocasião é também uma oportunidade para disseminar o uso racional dos recursos hídricos entre hóspedes e colaboradores. ABIH orientará hotéis a promover esforço para economizar água.

Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH / Regional Oeste do Paraná - Boletim Informativo On Line Ano VI - Nº 34 - 03/08/2006  
 
ABIH ALERTA PARA O CONSUMO DE ÁGUA NOS HOTÉIS DE FOZ

A estiagem que atinge o Paraná já compromete o abastecimento de água em várias cidades do Estado e o momento exige esforço de toda a sociedade. No caso dos meios de hospedagem, a ocasião é também uma oportunidade para disseminar o uso racional dos recursos hídricos entre hóspedes e colaboradores.

“É importante a colaboração de todos para diminuir o consumo de água”, diz o presidente da ABIH PR Regional Oeste, Camilo Rorato. Ele cita o exemplo da Rede Deville que mantém um programa de conservação ao meio ambiente e conseguiu reduzir pela metade o consumo médio de água por hóspede entre janeiro e maio deste ano.

Segundo Camilo, a ABIH Regional pretende orientar os hotéis filiados a promover um esforço conjunto para economizar água por meio da divulgação de informações e sensibilização dos hóspedes e funcionários. “Vamos fazer um apelo para que as pessoas adotem novos hábitos e sejam cidadãos mais conscientes. Tenho certeza  de que as pessoas não só vão entender como vão aderir ao movimento da hotelaria de Foz do Iguaçu”, comenta.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) lembra que o ideal é que a redução do consumo seja de 20% – o equivalente a 56 litros por pessoa diariamente. Isso significa reduzir em sete minutos o tempo de banho. Se a pessoa toma um banho de 15 minutos, tem de passar a ficar 8 minutos no chuveiro.

DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA

- Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba;
- Reduza o tempo no banho com o chuveiro aberto;
- Antes de lavar a calçada, passe uma vassoura;
- Torneira pingando, descarga desregulada, caixa d"água com bóia que não funciona: são alguns tipos de vazamentos que precisam de conserto.
- Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar. E por enquanto, não lave roupas pesadas, como cobertores e cortinas.
- Verifique se há torneiras pingando ou vazamento em vaso sanitário e nas demais instalações da rede interna. Se vir algum vazamento da rede da Sanepar, avise pelo fone 115.

Fonte: Sanepar

SEGURANÇA NAS VENDAS
COM CARTÃO DE CRÉDITO
Para maximizar o nível de segurança dos cartões de crédito e débito como meio de pagamento, a ABIH PR Regional Oeste e a Visanet estão promovendo palestras sobre “Segurança nas Transações com Cartão de Crédito”. A programação teve início na última segunda-feira e segue até amanhã (dia 4) com turmas de manhã, à tarde e à noite para atingir o maior número possível de colaboradores dos hotéis.
 
Nas apresentações eles aprendem os procedimentos corretos para uma venda segura; características e comportamento de fraudadores e itens de segurança dos cartões de crédito. Segundo o presidente da ABIH Oeste, Camilo Rorato, é importante incentivar os estabelecimentos a seguirem procedimentos fundamentais para a realização de vendas seguras. "Temos que evoluir sempre para impedir a ação de fraudades e garantir a segurança das transações", comenta.

A Visanet é líder do mercado, responsável por 58% das transações realizadas com cartão de crédito no Brasil. A empresa está presente em mais de 900 mil estabelecimentos, em mais de 4.850 cidades brasileiras e conta com 104 escritórios afiliados em todo o País. A empresa realizou mais de 1,7 bilhão de transações anuais e, em 2005, o volume financeiro de transações com cartão foi de R$ 92,4 bilhões.

HOSPEDAR 2006
A ABIH PR, Amopar e Sindhotéis de Curitiba, entidades promotoras da Hospedar 2006, contabilizam o sucesso do evento realizado entre os dias 25 e 29 de julho. A segunda edição da feira de fornecedores de Hotéis e Motéis aconteceu em conjunto com a 6ª Feira Sul Brasileira de Gastronomia (Gourmet & Cia). Além de comidas especiais, o encontro teve degustação de bebidas destiladas, novas máquinas e utensílios para o setor. A ABIH Regional participou e conferiu os novos lançamentos para a indústria hoteleira.
 
REUNIÃO NA RECEITA FEDERAL
Hoteleiros filiados à ABIH Regional Oeste e ao Sindhotéis têm reunião marcada na próxima quarta-feira (09), às 17 horas, com o delegado substituto da Receita Federal em Foz do Iguaçu, Gilberto Tragancin. O encontro será na sede da delegacia com a apresentação do projeto de revitalização da nova aduana na fronteira Brasil – Paraguai, prevista para entrar em operação a partir deste mês.

Os empresários e executivos dos hotéis de Foz do Iguaçu terão conhecimento sobre o funcionamento do sistema de fiscalização, fluxo de veículos e atendimento aos turistas que retornam das compras no comércio de Ciudad del Este.

EFICIÊNCIA NA GESTÃO É DESTAQUE NO 48º CONOTEL
Mais de 800 congressistas são esperados pela ABIH Nacional para debater o tema central do 48º Congresso Nacional de Hotéis, “Hospitalidade e Sustentabilidade”. O ciclo de palestras irá apresentar assuntos como a redução de custos e eficiência na gestão, soluções para operações, distribuição e recursos humanos com os maiores especialistas do mercado. O evento será entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, no Centro Universitário do Senac, campus Santo Amaro.

A programação do Conotel inclui encontros de integração de entidades do setor, conferências, workshops, rodada de negócios, exposição de produtos, serviços e equipamentos e atividades de confraternização.


Veja os temas que estarão em debate:

- Como receber um hóspede

- Alimentos e Bebidas como diferencial competitivo,

- Lazer e Entretenimento

- 10% de quartos para portadores de deficiência

- Café da manhã obrigatório

- Manutenção, Consumo energético e hídrico, Compras, Desperdícios

- Prevenindo Roubos e Assaltos, Objetos de Valor

- Armazenagem e manuseio de Alimentos

- Identificando as reais expectativas dos hóspedes

- Calculando e otimizando a ocupação hoteleira

- Como Adotar uma Política de Preços Adequada

- Definição de preços aos operadores internacionais

- Técnicas, Habilidades e Conhecimento

- Número de funcionários X remuneração por tipo de estabelecimento

O ciclo será finalizado com uma palestra motivacional intitulada “Uma equipe motivada e sua influência nos resultados”. Mais informações com a ABIH Regional pelo telefone (45) 3573-1238 ou no site: www.conotel.com.br


CHEF´S EXIBEM TALENTO
EM MOSTRA GASTRONÔMICA

Importantes chefs de cozinha mostraram seu talento na 7ª Mostra Gastronômica no último sábado (28) no Bourbon Iguassu Golf Club & Resort. O concurso promovido pela Associação dos Gerentes de Alimentos e Bebidas da Costa Oeste (AGABCO), com apoio da Rede Bourbon, teve a participação dos chefs Adelson Lopes, do Rafain Palace Hotel; Marcos Ubirajara de Quadros, do Restaurante Iguassu Ágape (anexo ao Foz Plaza Hotel); Amadeus Reis, do Mabu Thermas & Resort; Julio Marcos de Lima, do Mercure Grand Hotel; Luiz Francesconi, do Hotel Bella Italia e João Lopes da Silva, do Tropical das Cataratas.

Eles prepararam pratos à base de tilápia e foram avaliados pelo júri nos quesitos de criatividade, originalidade e degustação. O prato vencedor foi a “Mousseline de Tilápia”, receita criada pelo chef Amadeu Reis.

“A gastronomia de Foz não deixa nada a desejar a outros destinos turísticos e a mostra vem comprovar que a alta gastronomia também é um dos atrativos da cidade”, disse o presidente da AGABCO, René Sepúlveda. No mesmo dia foi realizado o 1º Concurso de Coquetelaria de Foz do Iguaçu com cinco selecionados.

NEX EXPRESS
Teve início em Curitiba um projeto experimental do Ministério do Turismo voltado para estimular a qualidade na gestão empresarial e melhorar a competitividade das empresas do setor turístico.

A ação será levada aos 81 roteiros priorizados pelos estados para alcançar o padrão internacional proposto no Plano Nacional de Turismo (PNT). A meta é atingir 4.860 empresas em todo o País.

(Jornalista responsável:Andréa David)


      Facebook
Comentários compartilhados no Facebook.
      Twitter
Compartilhamentos e retweets no Tweeter.
 
Comentários
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. O Portal H2FOZ não é responsável pelo seu conteúdo.

Post new Comentário

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Esta questão serve para filtrar os envios automatizados de spam deste formulário.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.

          comprasparaguai.com.br

+ NA REDE