Brasil e Argentina: mais semelhanças que diferenças

Diferentes, pero no mucho. Eternos rivais no esporte e potências regionais com interesses conflitantes durante grande parte da segunda metade do século 20, Brasil e Argentina eram mais parecidos, em 13 de janeiro de 1983, do que muitos imaginam. Leia análise de Guilherme Wojciechowski.

Apoie! Siga-nos no Google News

Por Guilherme Wojciechowski
Fotos: 
– Arquivo: Nosso Tempo

Diferentes, pero no mucho. Eternos rivais no esporte e potências regionais com interesses conflitantes durante grande parte da segunda metade do século 20, Brasil e Argentina eram mais parecidos, em 13 de janeiro de 1983, do que muitos imaginam.

Na data em questão, os militares que governavam os dois países e foram os últimos de seus regimes ditatoriais, João Baptista de Oliveira Figueiredo e Reynaldo Benito Antonio Bignone, reuniram-se em Foz do Iguaçu para a simbólica instalação da pedra fundamental da futura Ponte da Fraternidade”.

Mais que uma jogada política ou o atendimento a uma demanda local dos moradores da região de fronteira, a nova via de ligação, reivindicada desde o início da década de 1970, estava cercada por grande expectativa econômica.

No caso do Brasil, significava, por exemplo, acesso mais rápido ao segundo maior mercado do continente, já que, até a década de 1980, a travessia dos caminhões ocorria por Uruguaiana (RS). Uma ponte no Paraná encurtaria o caminho para os produtos fabricados pela indústria instalada no Sudeste.

Naquela quinta-feira de verão, a recepção aos presidentes ocorreu no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. Na sequência, as comitivas seguiram até a esplanada próxima ao Hotel Carimã, em movimentação marcada por grande aparato de segurança e com acesso restrito aos moradores não convidados.

Os discursos foram um termômetro do momento político vivido pelos regimes dos dois países. Bignone, impopular, admitiu que seria o último presidente não eleito pelo voto”, na esteira da acachapante derrota na Guerra das Malvinas. Figueiredo expressou amizade e solidariedade pela agressão colonialista” britânica.

Outro ato importante do encontro ocorreu no Hotel das Cataratas, com os generais firmando comunicado de cooperação mútua para o comércio, investigação tecnológica e venda de energia elétrica do Brasil para a Argentina” (a construção de Itaipu, cujo lago fora formado três meses antes, foi foco de grande tensão).

Nem Bignone, nem Figueiredo sobreviveram tempo suficiente no cargo para inaugurar a Ponte da Fraternidade”, cujo prazo inicial era de 22 meses, mas estendeu-se por 34.

Durante todo o ano de 1983, a Argentina foi sacudida por manifestações pedindo a volta da democracia, com a consequente queda do regime militar no dia 10 de dezembro.

O período até 1985, no Brasil, passou à história pela adesão popular ao movimento Diretas Jᔠe pelo fim dos 21 anos de ditadura, com a vitória, no colégio eleitoral, da chapa opositora Tancredo Neves/José Sarney, derrotando a dupla Paulo Maluf/Flávio Marcílio.

Primeiros presidentes civis do novo período de democracia em seus países, José Sarney (Brasil) e Raúl Alfonsín (Argentina) encontram-se em Foz do Iguaçu, em 29 de novembro de 1985, para a inauguração da Ponte Tancredo Neves. (Acervo Museu da Imagem e do Som, Câmara Municipal de Cascavel.)

Com a morte de Tancredo, a Ponte da Fraternidade” foi rebatizada com seu nome. Em 29 de novembro de 1985, os primeiros presidentes civis do novo período democrático de Brasil e Argentina, José Sarney e Raúl Alfonsín, inauguraram oficialmente a obra, em clima de festa e de grandes sonhos de integração.

Um dia após a inauguração da Ponte Tancredo Neves, os presidentes José Sarney e Raúl Alfonsín assinam a Declaração de Foz do Iguaçu”, considerada por pesquisadores como o embrião do Mercosul. (Acervo Presidência da República)

Em entrevista ao semanário Nosso Tempo, o empresário Ermínio Gatti, proprietário do hotel localizado ao lado do atual acesso à ponte, resumiu o sentimento de esperança. Visualizo desde já uma explosão de progresso nesta região, que acabará beneficiando toda a população das três fronteiras”, opinou.

Hiperinflação, crises econômicas e desilusões com a democracia ajudaram a frustrar ou adiar parte dos sonhos, que seguem, neste aniversário de 30 anos da Ponte da Fraternidade”, mais vivos que nunca.

* Guilherme Wojciechowski é radialista e apresenta, todos os sábados, o programa Front (das 10h às 12h) na Transamérica Foz 104,5 FM. Foi, anteriormente, diretor de jornalismo da rádio CBN e editor do blog Sopa Brasiguaia, dedicado às notícias da fronteira.
 

 

_______________________________________________________
ESPECIAL PONTE TANCREDO NEVES – 30 ANOS

Quinta-feira, 26/11/2015

Olhares sobre os 30 anos da Ponte Tancredo Neves

Integração dos povos, exclusão dos pobres

Brasil e Argentina: mais semelhanças que diferenças

Operários lembram histórias da construção da ponte

A história da ponte vista pelas páginas do Nosso Tempo

__________________________________
Sexta-feira, 27/11/2015

Bomba atômica, local, aduanas e desenvolvimento

Puerto Iguazú, uma vizinha sedutora

Ponte Tancredo Neves, 1985: problemas de ontem e de hoje

Sonhos, desejos e busca pela descoberta
__________________________________
Sábado, 28/11/2015

Brasil-Argentina: tudo nos une e nada nos separa

Uma ponte de transformação, por Ronildo Pimentel

O balanço sucessivo da Ponte Tancredo Neves

Oscar Alliana, um hermano brasileiro
__________________________________
Domingo, 29/11/2015

A travessia, o bondinho, o acidente e a enchente sob o olhar de Joel Petrovski

Fotos e curiosidades dos tempos da balsa e da construção

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.