H2Foz > Notícias

14/12/2010 15h00

Empresas de TI buscam chancela de qualidade no oeste do Paraná

Empresários de Cascavel e Foz do Iguaçu passaram pela avaliação final do processo de implementação do MPS.BR, etapa que determina se as empresas estão aptas a receber a certificação, reconhecida pelo mercado nacional e internacional

Cinco empresas do setor de Tecnologia da Informação (TI), do oeste do Paraná, estão na expectativa de conquistar a certificação no Programa de Melhoria de Processo do Software Brasileiro (MPS.BR) – nível G. As empresas Datacoper, Rhedes Desenvolvimento de Sistemas, Softpharma e Tecinco, todas de Cascavel, e Prognus Software Livre, de Foz do Iguaçu, deram um passo importante rumo ao objetivo, quando passaram, recentemente, pela avaliação final do processo, etapa que determina se as empresas estão aptas a receber a certificação. O resultado deverá ser anunciado ainda este ano. 

O MPS.BR - Melhoria de Processos do Software Brasileiro é um modelo de qualidade, voltado para pequenas e médias empresas de desenvolvimento de software e baseado no Capability Maturity Model Integration (CMMI), nas normas ISO/IEC e na realidade do mercado brasileiro. A certificação é uma iniciativa brasileira lançada em dezembro de 2003, coordenada pela SOFTEX - Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, e conta com investimentos das empresas e apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

As empresas do oeste do Paraná ingressaram no processo de certificação do MPS.BR graças a uma parceria firmada entre o Sebrae/PR, SOFTEX e o Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS). “Foi um passo importante para a certificação, uma exigência do mercado nacional. Com o MPS.BR, as empresas demonstram que têm qualidade e excelência no software que desenvolvem”, observa o consultor do Sebrae/PR em Cascavel, Edson Braga da Silva.

O consultor ainda explica o processo de implementação e as etapas do MPS.BR duram 15 meses. “É um processo longo, que não é simples e exige, muitas vezes, que a empresa passe por uma série de mudanças”, diz. 

As cinco empresas integram o Arranjo Produtivo Local (APL) de TI do oeste, o Iguassu-IT, que reúne 52 empresas de Cascavel, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Medianeira e Toledo. “Ao todo, são dez empresas buscando a certificação MPS.BR, cinco que estão no processo final de avaliação e cinco que vão começar a fazer a implementação. Isso corresponde a quase 20% do total das empresas do APL, um número significativo que vai incentivar outras empresas do arranjo produtivo a também buscarem o MPS.BR”, avalia Edson Braga. 

As cinco empresas que vão iniciar o processo de implementação do MPS.BR participaram do Programa de Análise de Qualidade em TI (PraTIQ). Criado em parceria pelo CITS e o Sebrae/PR, o PraTIQ tem como objetivo fornecer subsídios às empresas do segmento que desejam melhorar a qualidade dos processos ou almejam a certificação no MPS.BR.

Edson Braga explica que o PraTIQ auxilia o empresário a avaliar se a empresa está no momento certo para buscar a certificação. “As empresas que vão buscar o MPS.BR são de Foz do Iguaçu, Medianeira e Toledo”, informa o consultor do Sebrae/PR. 

Para a gerente de Educação Continuada do CITS, Maria Tereza Anastácio, é fundamental considerar a importância do movimento do APL, que cria uma sinergia e faz com que as empresas passem a conversar sobre as variáveis que o mercado exige. “Entre elas está essa questão de um selo de qualidade. Hoje, isso é um diferencial para a empresa, mas, com a velocidade rápida das mudanças no setor de TI, isso passará a ser uma necessidade”, afirma a gerente.

Caminho percorrido
O empresário Edney Matias da Silva, sócio da Prognus Software Livre, empresa especializada no desenvolvimento e no suporte profissional em soluções de software livre e programas de código aberto, observa que buscar a implementação do MPS.BR foi uma meta definida no planejamento estratégico, já que a empresa passou por um processo de reposicionamento de atuação no mercado. “Numa parceria com o APL, surgiu a oportunidade de fazer o processo de certificação. Como fizemos a reestruturação do negócio, deixamos de ser um tipo de empresa para ser outro tipo de empresa, tínhamos uma folha limpa para construir esse processo. Na avaliação final, onde você participou de um processo que durou meses, independente da certificação, a nossa empresa já mudou com relação à qualidade”, diz Edney da Silva.

Na Datacoper, a realização de um planejamento estratégico também definiu que a certificação MPS.BR era um objetivo a ser perseguido. “Sentimos que precisávamos melhor a qualidade de desenvolvimento de softwares e para sermos mais assertivos. Os clientes são mais exigentes e o mercado é mais exigente e com a implementação do MPS.BR, você passar a ter melhores condições de atender a essas exigências”, observa o empresário Cezar Luiz Bernardon. A Datacoper atua no desenvolvimento e oferece soluções de softwares para o setor do agronegócio, tendo seu foco principal no segmento de cooperativas agropecuárias, cerealistas, laticínios, agroindústrias, revendas de insumos agrícolas, com sistema de Business Inteligence e CRM, sistema de gerenciamento de relações com o cliente. 

“Basicamente, o que nos levou a procurar a implementação seguindo os modelos do MPS.BR nos nossos processos foi buscar a qualidade do nossos produtos, inclusive para reduzir custos e questões como retrabalho. Com a implementação da metodologia, esperemos o reconhecimento do nosso cliente que seguimos padrões de qualidade. No nosso ramo, que é atender empresas do segmento de farmácias, desde micro, pequenas e grandes redes, muitas empresas já buscam fornecedores que têm certificação”, avalia o empresário Cezar Weyn, da Softpharma, empresa de Cascavel. 

Para o empresário Roberto Fantin, da Rhedes Desenvolvimento de Sistemas, empresa com sede em Cascavel e que desenvolve software para a área de distribuição e indústria, a certificação pelo MPS.BR representa uma chancela de qualidade. “É um processo necessário. Hoje, ainda, nossos clientes não estão exigindo essa questão da certificação. Mas, com certeza, o mercado fará com que eles passem a exigir e passem a buscar empresas que têm certificação”, explica Fantin.   

O diretor-executivo da Tecinco, Siro Canabarro, diz que a certificação MPS.BR posiciona processos na produção de software, o que, conquentemente, reflete na competitividade da empresa. “Você produz dentro de um processo estabelecido, com cronogramas, respeitando prazos, mais qualidade e de maneira mais assertiva. Estamos no mercado há 17 anos e passar pela implementação do MPS.BR, que reúne as melhores práticas de produção de softwares, gerou mudanças, mas não teve nada que mudou para pior”, avalia Canabarro.  

Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos que foi criada para dar apoio aos empresários de pequenos negócios e aos empreendedores interessados em abrir micro e pequenas empresas. No Brasil, são 27 unidades e 750 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio do atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, capacitações empresariais, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco no empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.

(Sebrae)

      Facebook
Comentários compartilhados no Facebook.
      Twitter
Compartilhamentos e retweets no Tweeter.
 
Comentários
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. O Portal H2FOZ não é responsável pelo seu conteúdo.

Post new Comentário

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Esta questão serve para filtrar os envios automatizados de spam deste formulário.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.