H2Foz > Notícias

08/02/2012 22h02

Feriado de Carnaval começa a movimentar Foz do Iguaçu

Para descansar ou cair na folia, Foz do Iguaçu é o destino certo de milhares de turistas neste Carnaval. A cidade já se prepara para receber mais de 30 mil visitantes no período – estimativa baseada na previsão do Parque Nacional do Iguaçu (PNI), onde está o atrativo mais procurado da região, as Cataratas do Iguaçu. Na usina de Itaipu, o segundo ponto mais visitado, são esperadas pelo menos 9.500 pessoas.

A ocupação hoteleira já chega a 80%, média dos leitos reservados segundo o Sindihotéis. Além dos pontos turísticos tradicionais, quem estiver na cidade também encontrará muitas atrações no carnaval de rua, com as opções do Carnafalls. A Itaipu Binacional apoia o evento.

O movimento deve superar os números do ano passado, quando 30.860 pessoas visitaram o lado brasileiro das Cataratas durante a festa carnavalesca. No mesmo período, 9.905 pessoas estiveram em Itaipu. E estes números podem subir ainda mais: segundo o trade turístico, tem aumentado a procura dos foliões que cancelaram a visita ao carnaval baiano, após a greve da polícia local. Para atender a demanda, os dois principais atrativos turísticos da cidade prepararam um esquema especial de funcionamento durante o carnaval.

Em Itaipu haverá horários extras para a Visita Panorâmica, um tour externo pela barragem e usina, e para o Circuito Especial, que permite ao visitante chegar ao eixo da turbina e ao interior da barragem. A Visita Panorâmica, roteiro mais procurado, terá saídas de hora em hora. A novidade do turismo da usina, o Test Drive em Veículo Elétrico, será oferecido às 9h, 10h, 14h e 15h.

No PNI, a frota de veículos usados na visita também será ampliada Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Cataratas S.A. Haverá reforço de funcionários na bilheteria, setor de informações e nos restaurantes.
 
Reservas on-line e antecipadas
Mesmo com o reforço da infraestrutura, o turista deve se preparar com antecedência para visitar os atrativos de Foz. A melhor opção é adquirir os ingressos antecipadamente pela internet, a fim de evitar tumultos na hora dos passeios. No domingo (19), mais de 10 mil pessoas devem procurar o PNI para ver as Cataratas, o que deve provocar filas. Os endereços para compras de ingressos pela internet são
https://www.turismoitaipu.com.br/ingressos (Itaipu) e http://www.cataratasdoiguacu.com.br/portal/ (PNI).

Carnaval cinco estrelas
Segundo dados do Sindihotéis de Foz, a maior procura é para os hotéis de cinco estrelas, com 86,5% dos quartos reservados. Em seguida, estão os empreendimentos de quatro estrelas, com 85% das reservas. As empresas de três e duas estrelas correspondem a 78% e 70% de ocupação, respectivamente. O resultado é uma média de 80% de reservas. A pesquisa revelou ainda que 72% das reservas foram feitas por brasileiros. A consulta foi feita no dia 17 de janeiro.

Carnafalls
A edição 2012 do Carnafalls terá desfiles de escola de samba e de bonecos gigantes, além de bailes carnavalescos embalados pelos sucessos do presente e por marchinhas do passado. A tradicional Canja do Galo Inácio também não vai faltar. Os eventos ocorrem entre os dias 18 e 21 de fevereiro. A realização é da Fundação Cultural, da Prefeitura de Foz e da Itaipu Binacional. A entrada custa R$ 5, com desconto de 50% para estudantes.

A maior parte das atividades está concentrada na Avenida Duque de Caixas, que liga as avenidas Paraná e JK. A programação começa no sábado (18), com o concurso Meninas Veneno, a partir das às 16h. Às 21h, haverá a entrega das chaves da cidade e o baile carnavalesco.

No domingo (19), o Carnafalls terá atividades em três espaços diferentes. Às 16h, haverá o baile infantil na Ono Teatro Bar, na Avenida Paraná. A folia prossegue às 21h na Avenida Duque de Caxias, com os desfiles da Liesfi, de bonecos gigantes, da Escola de Samba de Três Lagoas e com o baile carnavalesco. Na Rua Marechal Deodoro, o carnaval da saudade e o baile infantil acontecem das 17h às 22h.

Na segunda-feira (20), o palco dos foliões é a Avenida Duque de Caxias. A partir das 20h45, haverá o desfile de bonecos gigantes. Na sequência, às 22h, entram na avenida os Acadêmicos da Magia e da Escola Esplendor. A Escola de Samba Império das Cataratas desfila às 23h30. A noite termina com o baile de rua.

Na terça-feira (21), os foliões podem recuperar o fôlego com a Canja do Galo Inácio, que chega a sua 12ª edição e será servida na Avenida Duque de Caxias, a partir das 17h. Às 22h, os vencedores do desfile das escolas de samba voltam à passarela. Durante a tarde, o carnaval da saudade e o baile infantil divertem os foliões mais comedidos na Rua Marechal Deodoro, das 17h às 22h.

Concurso
A escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval de Foz do Iguaçu será no próximo sábado (11), na Ono Teatro Bar. Na mesma noite, haverá o grito carnavalesco, que abre a programação do Carnafalls. Os ingressos custam R$ 22, até as 18h do dia da festa. A animação será feita pela Muvuca do Samba. A inscrição para os concorrentes podem ser feitas até esta quarta-feira (8), na Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.

(Divisão de Imprensa - Itaipu Binacional)

      Facebook
Comentários compartilhados no Facebook.
      Twitter
Compartilhamentos e retweets no Tweeter.
 
Comentários
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. O Portal H2FOZ não é responsável pelo seu conteúdo.

Post new Comentário

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Esta questão serve para filtrar os envios automatizados de spam deste formulário.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.

          comprasparaguai.com.br

+ NA REDE