H2FOZ - Notícias - Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Atrativos

Itaipu Binacional

Itaipu Binacional

Uma das maravilhas do mundo moderno

Vista por mais de 14 milhões de pessoas de todos os continentes, desde sua inauguração, a hidrelétrica de Itaipu é, segundo a Associação Norte-americana de Engenheiros Civis, uma das sete maravilhas do mundo moderno, ao lado de obras como a ponte Golden State, o canal do Panamá, o Eurotúnel, o edifício Empire State e a torre Canadian National. Em janeiro de 2007, a usina que é motivo de orgulho de brasileiros e paraguaios voltou a ser apontada como uma das obras mais importantes da atualidade, dessa vez em um ranking elaborado por especialistas consultados pela rede de TV CNN.

A hidrelétrica binacional é resultado do esforço de engenharia do Brasil e do Paraguai e de 40 mil trabalhadores, que venceram o desafio de converter em energia elétrica as águas do Paraná, um dos mais caudalosos rios do mundo. Sinônimo de gigantismo, seus números impressionam. Para se ter uma idéia, o volume de concreto usado na construção serviria para construir 210 estádios como o Maracanã, enquanto o ferro e o aço utilizados seriam suficientes para erguer 380 torres como a Eiffel.

Em 2007, a empresa completou o seu projeto original com a instalação de duas novas unidades geradoras de 700 megawatts cada. O adicional de energia equivale a uma usina equivalente a Angra 2 ou a Sobradinho. Agora são 20 turbinas que totalizam 14 mil megawatts de potência instalada. Essa potência, a propósito, só fica atrás da usina chinesa de Três Gargantas, que detém 22 mil megawatts. Mas como o regime de águas do Rio Paraná é mais estável do que o do Yang-Tse, a produção anual de Itaipu é superior, tendo chegado a 94 milhões de megawatts-hora em 2008.

Hoje, o alcance dessa usina se estende para muito além da produção de energia de qualidade. Responsável por mais de um quarto do abastecimento do Brasil e por quase a totalidade do fornecimento ao Paraguai, Itaipu converteu-se em uma das principais molas propulsoras do desenvolvimento econômico e social da região de fronteira entre esses dois países. A missão da empresa incorpora a responsabilidade social e ambiental, o que se traduz em inúmeros programas voltados ao meio ambiente e às comunidades localizadas no entorno do empreendimento.

Atrativos

O lago que alimenta a usina tem 170 quilômetros de comprimento, se estendendo de Foz do Iguaçu aos limites entre os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. O imenso volume de água resulta em um dos mais belos espetáculos que a hidrelétrica oferece, que é a abertura do vertedouro, com uma vazão 40 vezes superior à das Cataratas do Iguaçu.

Para atender ao crescente número de visitantes, Itaipu tem investido em diversas melhorias de seu complexo turístico, que inclui, além da própria barragem, o Refúgio Biológico Bela Vista, o Ecomuseu e o Parque da Piracema. Além disso, o Centro de Recepção de Visitantes foi reformulado e a usina ganhou uma nova atração: a Iluminação da Barragem.

As possibilidades de passeios pela Itaipu se dividem em Circuito Especial, Visita Panorâmica e Visita Institucional Técnico-científica. Para o turista comum, o recomendável é o Circuito Especial, que inclui passagens pelos mirantes central e do vertedouro, além de uma incursão ao edifício de produção da hidrelétrica. Ali, é possível contemplar as imensas catedrais de concreto sob a barragem.


Usina Hidrelétrica de Itaipu
Av. Tancredo Neves, 6.731
85856-970  Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil
(45) 3520-5252
www.itaipu.gov.br



ATRATIVOS RELACIONADOS

Itaipu Binacional

Visita Panorâmica

Iluminação da Barragem

Circuito Especial

Visita Institucional Técnico-científica

Test Drive Veículo Elétrico

Ecomuseu

Polo Astronômico

Porto Kattamaram

Refúgio Biológico Bela Vista

Canal da Piracema


© Portal H2FOZ - Todos os direitos reservados