Nesta sexta-feira (10), o Parque Nacional do Iguaçu completou 86 anos de história. Em uma cerimônia que incluiu música, artesanato e o tradicional corte do bolo, foram anunciadas diversas melhorias em toda a estrutura. As primeiras obras devem iniciar em cerca de 15 dias.
O evento começou com o CEO da Urbia Cataratas Mario Macedo, o gerente regional do ICMBio Walter Steenbock e o prefeito de Foz do Iguaçu, General Silva e Luna. Cada um elogiou e agradeceu ao trabalho de todos que escreveram a história da unidade de conservação.
Em seguida, Marcelo Skaff, diretor de operações da Urbia Cataratas, anunciou as melhorias previstas para o atrativo. Além de melhorias nos municípios lindeiros ao centro de conservação, está prevista uma grande revitalização em todo o trajeto. Começando pelo estacionamento, o projeto prevê uma reforma total para aumentar a capacidade e o conforto dos visitantes.
Um grande destaque no projeto é a acessibilidade e inclusão: as passarelas serão repaginadas, de forma que fiquem mais espaçosas e que não haja mais degraus. Nessa proposta, um dos grandes desafios será a reestruturação da passarela da Garganta do Diabo. Segundo Skaff, estudos já estão sendo feitos para viabilizar a obra.
O projeto ainda vai além, com melhor aproveitamento das paisagens naturais. Assim, serão inauguradas novas trilhas, conectando vários pontos. O diretor de operações anunciou, também, uma nova saída para visitantes que querem encarar o trajeto a pé ou de bicicleta.
Depois de uma roda de conversa com antigos gestores do PNI, a cerimônia foi encerrada com o corte do bolo.
Apesar do fim, a comemoração continua até domingo (12). A programação especial pelos 86 anos inclui a tradicional feirinha no centro de visitantes, apresentações musicais em diversos locais, algodão doce, pintura facial e um mural para quem quiser deixar sua marca no parque.