Exposição fotográfica “Paraná às margens: paisagem humana”

Exposição será inaugurada nesta sexta-feira, dia 05 de outubro, no SESC Foz do Iguaçu

Apoie! Siga-nos no Google News

Exposição será inaugurada nesta sexta-feira, dia 05 de outubro, no SESC Foz do Iguaçu

Será inaugurada nesta sexta-feira, dia 05, no SESC da Vila A em Foz do Iguaçu, a exposição Paraná às Margens: Paisagem Humana, contemplando uma seleção de 27 fotografias impressas sobre tecido que exploram temas da vida cotidiana na região da Tríplice Fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai). 

A exposição é parte de um projeto fotográfico e documental em andamento, conduzido por Henrique Gazzola e Marcelo Marinho. O projeto tem como foco a paisagem humana, trazendo maior visibilidade a aspectos pouco observados na paisagem urbana trinacional. Relevo e proeminência são dados à sua face humana, com ênfase em grupos e atividades normalmente invisibilizados nos discursos grandiloquentes sobre a Tríplice Fronteira.

O projeto busca sensibilizar o olhar para conexões potenciais entre a vida cotidiana das pessoas das três cidades fronteiriças, que formam uma virtual conurbação trinacional, ainda que se encontrem apartadas entre si por fronteiras e pelo profundo entalhe moldado pelos rios Paraná e Iguaçu.

Como avalia Juliana Monroy, curadora da exposição, o conjunto de fotografias de Henrique Gazzola e Marcelo Marinho é o resultado de um registro fragmentado e multilocal do cotidiano dos habitantes da Tríplice Fronteira, por cujo intermédio os fotógrafos buscam compor, como a partir de retalhos, uma paisagem humana às margens do Rio Paraná, com o intuito de projetar uma provocação entre os visitantes-habitantes e incitar reflexões sobre esse espaço dinâmico que é a fronteira, assim como sobre o permanente entretecimento de narrativas identitárias.

A inauguração ocorre a partir das 19h. Haverá um bate-papo com os autores às 20h30. A exposição permanece aberta à visitação até o dia 31 de outubro, com entrada gratuita.

(Assessoria)

LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.