H2FOZ | Notícias | Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Claudio Dalla Benetta

Vídeo mostra ataque de senador paraguaio a colegas, chefe de polícia e até ministro

Este vídeo só pode ser mostrado num blog, mais descompromissado, porque a seriedade do H2FOZ não combina com o que você vai ver nas cenas ali debaixo. Basta dizer que o Paraguai inteiro está vendo e comentando.

Veja as manchetes das edições on line dos principais jornais paraguaios, na tarde desta terça:

"Vergonhosa briga no Senado" - ABC Color

"Payo atacou Lugo, o ministro do Interior e um delegado no Senado" - La Nación

"Paraguayo Cubas derrama água em Senador, em ministro e em comandante - Última Hora

O vídeo mostra, inicialmente, o que era pra ser mais uma sessão normal da comissão de assuntos constitucionais do Senado do Paraguai, que ouvia chefes de polícia sobre a atuação de policiais, tendo em vista um projeto de promoção. 

Participavam o ministro do Interior, Juan Ernesto Villamayor, o senador Fernando Lugo e o comandante da Polícia Nacional, Walter Wázquez, entre outros.

Durante quase duas horas, as perguntas e as respostas se sucederam com tranquilidade, mesmo quando era assunto meio complicado, como a questionada atuação policial na repressão aos manifestantes que protestavam contra o clã Zacarías, em Ciudad del Este.

Falou em Deus...

De repente, em sua vez de falar, o chefe da Diretoria de Feitos Puníveis, Econômicos e Financeiros da Polícia, delegado Aurelio Marín, agradeceu a Deus: "Para começar, quero agradecer a Deus por estar nesta comissão magna..."

Não deu tempo de continuar. O senador Paraguayo Cubas interrompeu-o aos gritos. "Eu sou seu chefe, c... (palavrão). Deus não tem nada a ver com isso". E, de sua poltrona, jogou no orador duas garrafas de água.

Marín ainda refutou: "Claro que tem a ver".

Aí Paraguayo Cubas levanou-se, foi até a mesa e jogou água na cara do delegado, entre agressões, que acabaram atingindo também o comandante da Polícia Nacional e o ministro do Interior. 

A um assistente do delegado, que tentou intervir, Cubas disse que não podia tocar num senador e jogou nele um copo de vidro.

O senador Fernando Lugo tentou acalmar o colega, mas também foi atacado. E sobraram xingamentos até pra senadora Lilian Samaniego, chamada de "lésbica, que paga suas parceiras com nosso dinheiro".

Veja o vídeo, mas abaixe o som. E tire as crianças de perto. Mesmo em espanhol, dá pra entender alguns palavrões cabeludos. E a violência é um espetáculo deprimente.

Fontes: ABC Color, Última Hora e La Nación