H2FOZ | Notícias | Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Conexões

Mercado digital ganha espaço no Paraná e no Brasil com jogos online e eventos de tecnologia

Fonte: Pixabay

O Brasil é um dos países com maior receita, e audiência, no mercado de entretenimento virtual. Além de consumir serviços de streaming para séries e filmes, o brasileiro também possui uma grande quantidade de espectadores dos jogos eletrônicos. Feiras, competições internacionais e eventos começaram a ganhar espaço no calendário nacional de diferentes estados. Até mesmo na Foz, que em 2018 recebeu a iniciativa da SBGames.

Criado em 2014, em Porto Alegre, o Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital tem uma ideia de evento para games diferentes do comum. É uma espécie de encontro acadêmico, e que mistura as principais mudanças e inovações tecnológicas com o mercado de entretenimento digital. Em 2018, a cidade de Foz do Iguaçu recebeu a organização no Centro de Convenções Bourbon Cataratas e aproveitou para abrir espaço para alguns dos avanços digitais que acontecem no país.

 

Inclusive, o evento conta com parcerias estrangeiras e é considerado um dos maiores da América Latina para desenvolvedores. No Brasil, o número de empresas que produzem jogos cresceu mais de 150% em três anos - um número otimista para o futuro na área. Por isso, a organização do evento foca nesse lado dos bastidores nas palestras. É uma forma de incentivar a criação de novidades para um mercado que possui uma receita de US$ 1,5 bilhão no país.

O interesse do brasileiro por estes jogos, inclusive com os eSports, já é algo mais do que conhecido. Na última pesquisa, o número de espectadores dos esportes eletrônicos atingiu os 20 milhões no país, sendo que 50% desse público acompanha regularmente. A outra parte é apenas uma audiência ocasional. Esses números colocam o Brasil na liderança da América Latina, e na terceira colocação mundial. Apenas a China e os Estados Unidos possuem um público maior.

Crescimento digital no Brasil
Em 2018, a pesquisa do IBGE mostrou um aumento no número de pessoas com acesso à internet. São mais de 130 milhões de usuários no total, ou seja, quase 75% da população do país. Com isso, a busca por conteúdo digital, principalmente no entretenimento, também aumentou. O setor de jogos online, por exemplo, cresceu e começou a buscar maior espaço no dia a dia do brasileiro.
 

A principal novidade está no crescimento de plataformas como a TwitchTV, que transmite jogos e competições de eSports. É a forma que o público mais assiste e acompanha estes torneios de esportes eletrônicos. Além disso, ela também ajuda no crescimento de outro mercado, como das apostas online. O portal da Betfair, por exemplo, possui categorias para esportes tradicionais e digitais, além de um portal com notícias e dicas de apostas. São dois setores que crescem juntos se ajudando.

Esta é a forma que o mercado digital trabalha e consegue crescer com sucesso. Nos próximos anos, seja em Foz do Iguaçu ou em outras cidades, os eventos e até competições internacionais devem crescer e ganhar maior público. O Brasil abriu o mercado e a economia para o mundo digital, e o resultado pode ser positivo até mesmo no curto espaço de tempo.