Investimento histórico em estradas, previdência, Prêmio Fecomércio, porte de arma, dois ministérios e Cida comemora

Coluna da Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná.

Apoie! Siga-nos no Google News

Apoia, pero no mucho

A maioria dos brasileiros, 59%, é favorável à Reforma na Previdência, aponta o Ibope encomendado pela Confederação Nacional da Indústria. No entanto, 51% são contrários à proposta do governo e 39% se dizem favoráveis. A pesquisa mostra ainda que 83% não estão dispostos a pagar mais impostos para manter a atual previdência. Além disso, 59% defendem que a falta de dinheiro da previdência deve ser resolvido com mudanças nas regras de aposentadorias e pensões. A pesquisa entrevistou 2 mil pessoas em 126 cidades entre os dias 12 e 15 de abril.

Investimento histórico

O deputado Hussein Bakri (PSD) destacou o lançamento do Programa de Revitalização das Estradas que prevê R$ 2 bilhões de investimentos. Os mais de 30 municípios atendidos por Bakri terão 255 km revitalizados. É a prova concreta de que as medidas tomadas pelo governador Ratinho Junior em apenas quatro meses já estão produzindo resultados efetivos. Mais do que o valor bilionário, trata-se de milhares de vidas que serão salvas com a redução dos acidentes em rodovias bem conservadas e sinalizadas, disse Bakri.

Prêmio Fecomércio

No 6º Prêmio Fecomércio de Jornalismo, serão aceitas matérias que façam referência a programas e ações realizadas pela Fecomércio, Senac e Sesc publicadas entre 1º de janeiro a 15 de outubro de 2019.  Serão premiadas reportagens em quatro categorias: jornalismo impresso e webjornalismo, telejornalismo, radiojornalismo e fotojornalismo.

Porte de arma

Na reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária, o deputado Sérgio Souza (MDB-PR) defendeu o porte de arma a produtores rurais. Sou favorável não só na questão da posse, mas na utilização no limite da propriedade. Lá no campo você está limitado, às vezes, a centenas de metros e até mesmo centenas de quilômetros de um vizinho. Nem que você tenha o melhor telefone do mundo para chamar a polícia, ela não vai chegar a tempo.

Dia da Indústria

Em comemoração ao Dia Nacional da Indústria, em 25 de maio, a Fiep, por meio do Sesi e Senai vai dispor em todas as regiões uma série de serviços gratuitos aos trabalhadores das indústrias e à comunidade durante a Semana da Indústria. Serão cursos de capacitação profissional, exames de prevenção, atividades culturais e shows. No noroeste, a Semana da Indústria será entre os dias 14 e 17 de maio no estacionamento do Estádio Willie Davids em Maringá.

Emanuel, secretário

Ex-jogador de vôlei e campeão olímpico, o paranaense Emanuel Fernando Scheffer Rego será o novo secretário Nacional de Esporte. Ele assume a pasta com o objetivo de melhorar as condições para atletas olímpicos, profissionais e amadores. Além do ouro em Atenas (2004), Emanuel foi medalha de bronze em Pequim (2008) e prata nos jogos de Londres (2012).

Dois ministérios

O presidente Jair Bolsonaro resolveu desmembrar o Ministério do Desenvolvimento Regional em duas novas pastas, Cidades e Integração Nacional. Os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-RR), vão indicar os titulares das pastas.

Falta transparência

“Os acordos de leniência se revelaram essenciais no combate a malfeitos, mas a falta de transparência mina sua credibilidade. Se o objetivo é mesmo virar a página da corrupção, melhor que empresas e autoridades façam isso às claras” – do editorial da Folha de S. Paulo sobre os acordos de leniência feitos no âmbito da Operação Lava Jato. O deputado Romanelli (PSB) já disse que os acordos de leniência com as concessionárias de pedágio é lesivo aos paranaenses.

Imunidade

Com a mudança do voto do presidente Dias Toffoli, o STF decidiu estender a possibilidade de imunidade de prisão a deputados estaduais. Segundo a maioria, as assembleias estaduais podem reverter ordem de prisão preventiva dada pelo Judiciário contra parlamentares estaduais.

Cida comemora

A ex-governadora Cida Borghetti comemorou o lançamento da pedra fundamental das obras de construção da segunda ponte entre o Brasil e o Paraguai, ligando Foz do Iguaçu a Presidente Franco. A cerimônia será neste sexta-feira (8), em Foz, com a presença dos presidentes Jair Bolsonaro (Brasil) e Mario Abdo Benítez (Paraguai). É a consolidação de um processo de meses, muitos encontros, audiências e reuniões técnicas. Um sonho de 60 anos que se tornou realidade, disse.

Inclusão dos biomédicos

O deputado Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, solicitou ao governador Ratinho Junior que inclua a profissão de biomédico no rol de funções dos servidores da Secretaria de Saúde do Paraná. A atuação do biomédico apresenta relevância por seu caráter instrumental na atuação integrada com outras áreas da saúde. São justamente as análises precisas e acuradas realizadas nessa seara que viabilizam o avanço nos respectivos tratamentos e restabelecimento do paciente, diz.


Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 22 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br

LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.