H2FOZ | Notícias | Foz do Iguaçu
Pelo Paraná
Pelo Paraná
Blog pelo Paraná - Novas missões, Contas excluídas, Transparência, Única solução, Rodízio de circulação, Protocolo de prevenção e Lava Jato

Novas missões
O novo secretário de Administração e Previdência, deputado Marcel Micheletto (PL), recebeu como missão do governador Ratinho Júnior desburocratizar e buscar a excelência no Estado. Marcel está trabalhando dia e noite com o corpo técnico da pasta para implementar seu método de trabalho e atender as determinações do governador. “É um trabalho árduo e muito importante para bem servir a população paranaense. Dedicação não faltará para evoluirmos conjuntamente”, disse Marcel. 

Marcel e Guto
Micheletto se reuniu nesta semana com o chefe da Casa Civil, Guto Silva, para o início dos trabalhos. “O Marcel desempenha um trabalho de destaque defendendo com muita determinação as questões relacionadas ao Oeste. E continuará a defender mesmo como secretário. Agora a missão dele é redobrada defendendo a sua região e tocando uma secretária de grande importância”, ressaltou Guto Silva. Micheletto, foi prefeito de Assis Chateaubriand, presidente da Associação dos Municípios do Paraná e vice-presidente da Confederação Nacional do Municípios.

Contas excluídas
O líder do PSL na Câmara dos Deputados, Felipe Francischini (PSL), afirmou que a rede de fake news “nada tem a ver com o' partido. “Até o momento não sei qual o fundamento que o facebook utilizou para excluir as contas, mas isso não tem nada a ver com o nosso partido”, disse. Segundo o  presidente do PSL em São Paulo, deputado Júnior Bozzella, “os nomes citados, já se afastaram do PSL há alguns meses com a intenção de criar um outro partido, inclusive, alguns deles foram suspensos por infidelidade pardária”.

Procurando...
Ainda em busca de um ministro da Educação, o governo Jair Bolsonaro acumula indicações para a pasta. Os evangélicos, entraram na fila para emplacar o novo ministro. Três nomes foram colocados: o pastor Milton Ribeiro, ex-vice-reitor do Mackenzie (SP), o professor da Universidade de Brasília, Ricardo Caldas; e o reitor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, Anderson Correia.

Transparência
O deputado Luiz Fernando Guerra (PSL) reforçou a importância da ampliação da transparência nos contratos emergenciais realizados em meio a pandemia."O levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado apontou que foram constatados problemas em contratos com dispensa de licitação em ao menos 102 cidades. Isso comprova a importância do projeto que prevê a ampliação da transparência nos contratos emergenciais celebrados durante a pandemia por prefeituras e pelo Estado".

Única solução
O governador Ratinho Júnior (PSD) reforçou  a importância do isolamento social devido o avanço do coronavírus no Estado. Segundo ele, mesmo com a quarentena mais restritiva, o índice de isolamento atual é de 40%. O ideal seria de pelo menos 50%. "Por enquanto, o isolamento é o grande remédio que temos. Isso difícil, é duro, mas enquanto não tiver uma vacina que resolva o problema do vírus, vamos ter que conviver com o isolamento".

Rodízio de circulação
O presidente da Associação Comercial do Paraná, Camilo Turmina, fez uma nova proposta para combater o avanço da covid-19. Turmina propõe adotar em Curitiba uma espécie de rodízio na circulação de pessoas, definido por data de nascimento em dias pares e ímpares, permitindo que todos os setores da economia funcionem, embora com capacidade reduzida a 50%. O empresário afirma que se continuarmos da forma que está, fechando só os pequenos negócios, todos vão falir.

Hospital da Criança
O Estado garantiu mais R$ 10 milhões para a continuidade das obras do Hospital da Criança de Maringá. Com este repasse, chega a R$ 41 milhões o montante repassado. Serão atendidas 21 especialidades no hospital que terá também um centro de pesquisa. Com o funcionamento da unidade de saúde, será reduzido o deslocamento de pacientes à região até Curitiba. A estimativa é atender os moradores de habitantes de 115 cidades.

Protocolo de prevenção
O prefeito Marcelo Rangel (PSDB) confirmou que Ponta Grossa vai adotar um protocolo de prevenção à covid-19. "Autorizei a compra e distribuição de Ivermectina. O comitê formado por médicos infectologistas está elaborando o protocolo com a segurança clínica para a distribuição. Nossa preocupação é salvar vidas", disse.

Bem avaliado
Pesquisa do Instituto Multicultural mostra a avaliação quanto ao desempenho da prefeitura de Londrina frente à pandemia do coronavírus. Os londrinenses avaliam positivamente o enfrentamento à covid: 70% consideram como boa e ótima a gestão do prefeito Marcelo Belinati (PP) no combate ao coronavírus.

Reunião pendente
O deputado Tiago Amaral (PSB) reforçou a importância de uma reunião entre o governador, prefeito e os secretários de saúde do Município e do Estado para resolver a flexibilização da quarentena em Londrina. "Os gestores da cidade de Londrina e do Estado devem fazer uma reunião, para a solução do problema de medidas alternativas, de flexibilização da quarentena, não esperar resposta de recurso para que isso aconteça", disse.

Lindeiros
No dia 13 de março, o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu completou 30 anos. Para comemorar a trajetória, está sendo elaborado um livro que abordará os principais fatos, iniciativas, programas, projetos e convênios preponderantes para os lindeiros e para região Oest. O material, em forma de e-book, deve ficar pronto até o final de 2020. São 16 municípios que compõe o conselho.

Lava Jato
O presidente do STF, ministro Dias Toffoli, determinou que a força-tarefa da Lava Jato compartilhe todo o acervo de seis anos de operação com a Procuradoria-Geral da República. A decisão é uma derrota para a equipe do procurador Deltan Dallagnol, que se recusou a remeter dados sigilosos à equipe do chefe da PGR, Augusto Aras, em maio. O acesso ao imenso banco de dados da operação é o motivo do embate. A troca de acusações deve se arrastar até setembro, quando Aras vai decidir se prorroga ou encerra os trabalhos da força-tarefa.

Falta pouco
A corrida para encontrar um antídoto contra a covid-19 segue a todo vapor e o Brasil está diretamente envolvido nos testes de dois fortes candidatos: a vacina de Oxford e a aposta chinesa. Os testes já começaram, serão cerca de 14 mil voluntários ligados à área da saúde. Se tudo der certo, um imunizante – britânico, chinês ou de outro país – pode despontar até o fim deste ano.

Redação ADI-PR Curitiba
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br

 

Blog pelo Paraná - Ministro, urgente!, Primeiro debate, Serviços suspensos, Disque-denúncia, Calamidade pública, Flexibiliza já! e Referência

Canziani na Educação
O ex-deputado Alex Canziani, presidente do PTB do Paraná, é atualmente o nome mais indicado para o Ministério da Educação.Canziani, pai da deputada Luisa Canziani (PTB-PR), deve ir a Brasília nos próximos dias. 

Ministro, urgente!
O Oriovisto Guimarães (Podemos) está preocupado com a demora na escolha do novo ministro da Educação e pediu ao presidente Jair Bolsonaro providência imediata neste sentido. "É preciso, com urgência, que se nomeie um competente ministro da Educação. Nossa juventude já não pode esperar mais para que esse Ministério volte a funcionar”, disse.

Primeiro debate
O primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Curitiba será realizado na Band no dia 17 de setembro. As eleições neste ano foram adiadas, com isso o debate do segundo turno deverá ser no dia 19 de novembro. Rafael Greca (DEM), que concorre à reeleição, o advogado e professor da UFPR, Paulo Opuszka (PT) e o médico oftalmologista João Guilherme Moraes (Novo) são as presenças confirmadas até o momento.

Serviços suspensos
A prefeitura de Toledo decretou que as atividades e serviços não essenciais serão suspensos entre sábado (11) e terça-feira (14) como medida de combate à covid-19. Os serviços essenciais também terão restrições em alguns dias. A cidade está incluída no decreto estadual que já tinha colocado essa medida restritiva, mas a prefeitura informou que não está seguindo a determinação do Estado e, por isso, estabeleceu as regras para serem cumpridas por quatro dias. 

Disque-denúncia
O projeto de lei que proíbe uso e comercialização do cerol foi aprovada em redação final na Assembleia Legislativa. As denúncias de infração podem ser feitas por meio de canais já existentes, como o disque-denúncia 181. O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) afirma que o canal vai aceitar “toda denúncia anônima de uso, fabricação ou comercialização de cerol e linha chilena”. O projeto seguiu para a sanção do governador Ratinho Júnior.

Calamidade pública
O Paraná já tem 315 cidades (79% dos 399 municípios do Estado) em situação de emergência em virtude dos efeitos econômicos causados pela pandemia do coronavírus. Nesta semana deputados reconheceram o estado de calamidade pública em Guairaçá e Nova Esperança. 

Referência regional
O Hospital Universitário de Londrina amplia a estrutura de leitos para fortalecer o atendimento regional.  No próximo dia 20 de julho, com a entrega de novos leitos, o HU terá mais 30 leitos de UTI adulto e 12 leitos de UTI pediátrica para a covid, além de mais 42 leitos de enfermaria.

Desoneração da folha
A prorrogação da desoneração da folha até dezembro de 2021 pode salvar de 500 mil até 1 milhão de empregos. A extensão do benefício às empresas foi vetada pelo presidente Jair Bolsonaro na MP que permite reduzir jornada de trabalho e salário em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Bom exemplo!
O portal da prefeitura de Cascavel e Candói se destacou na imprensa estadual quanto a qualidade no índice de transparência da administração pública. O Tribunal de Contas do Estado aproveitou o ranqueamento e reforçou a importância a transparência gastos públicos mesmo em tempos de pandemia do coronavírus. O ranking do TCE mostra que o tribunal notificou 102 municípios por indícios de irregularidades na compra de materiais e contratação de serviços relacionados ao combate do vírus. Os portais de Cascavel e de Candói foram colocados como bons exemplos entre as 399 prefeituras paranaenses.

Maior do mundo
A cidade da Lapa terá em breve a maior usina de biodiesel do mundo. O prefeito Paulo Furiati (MDB) confirmou a ampliação da usina após conversa com o diretor da Potencial Petróleo, Arnoldo Hamerschimidt. A empresa está investindo R$ 300 milhões que deverá fazer a usina, a maior em capacidade instalada do país, média de 900 milhões de litros. Serão mais 120 empregos diretos e deve aumentar em 30% o PIB da cidade.

Flexibiliza já!
Os deputados Cobra Repórter (PSD), Tercílio Turini (PSB) e Tiago Amaral (PSB) se reuniram com o governador Ratinho Junior e pediram a flexibilização da quarentena que determinou a suspensão de atividades não essenciais em algumas regionais de saúde por 14 dias, incluindo a 17ª regional de Londrina e 18ª de Cornélio Procópio. Também apresentaram uma proposta para que a determinação de fechamento fosse por município, em caso do aumento do números de confirmações e mortes.

Referência
União da Vitória é referência na cura da covid-19. A cidade registrou mais de 100 casos da doença e nenhum paciente precisou ser internado em UTI. Todos receberam um kit-vida da prefeitura que inclui a cloroquina como medicamento.

Redação ADI-PR Curitiba
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br

 

Blog pelo Paraná - Força-Tarefa, Socorro ao turismo, Crédito emergencial, Combate à covid, Frente parlamentar, “Educação que Faz a Diferença” e Fake news

Força-Tarefa
“Os casos de violência doméstica aumentaram 8,5%. Mulheres que são covardemente agredidas com tapas, chutes, socos, ameaças de morte, tentativas de homicídio por seus companheiros. Uma rede de proteção que as proteja e defenda é o que precisamos”, disse o deputado Cobra Repórter (PSD) que apresentou projeto de lei que institui a Força Tarefa de Defesa da Mulher integrada por representantes dos três poderes e da sociedade civil.

Socorro ao turismo
O turismo movimentou R$ 240 bilhões em 2019 e criou 36 mil postos de trabalho entre 2018 e 2019 - aumento de de 160%. Além disso, representa 2% do PIB nacional. No entanto, está entre os mais afetados pela pandemia do coronavírus. Preocupado com os rumos do setor, em especial na região de Foz do Iguaçu, o presidente da Comissão de Turismo na Assembleia Legislativa, deputado Soldado Fruet (Pros), promoveu audiência pública remota com representantes do Estado. “Precisamos socorrer a categoria, que enfrenta muitas dificuldades nesse momento. E tenho certeza de que o governo vai auxiliar esses empresários e trabalhadores criando um planejamento adequado”, afirmou.

Confirmado!
A deputada Christiane Yared (PL) confirmou a liberação de emenda parlamentar para Curitiba e Paranaguá. "Hoje, saiu a minha indicação orçamentária de emenda de bancada no montante de R$ 8 milhões para Curitiba e R$ 1 milhão para Paranaguá. O recurso será usado, exclusivamente, para auxiliar os municípios no combate à covid-19. Mais uma ajuda que chega num momento tão importante"

Teto de juros
Na primeira semana de agosto, o Senado votará o projeto de Álvaro Dias (Podemos) que limita taxas em 30% ao ano, no cartão de crédito e cheque especial. "Os juros que estão sendo cobrados está absurdamente acima do que é tolerável. Outros países já implantaram um teto que pode ser cobrado e isso deve acontecer no Brasil também. Juros que hoje chega a 1.200%, um em cada quatro brasileiros está endividado", afirma.

Crédito emergencial
As dificuldades de micro e pequenas empresas em conseguir acesso ao crédito oferecido pelos bancos foram expostas  na Comissão Mista do Congresso Nacional que analisa as ações do governo federal no enfrentamento da Covid-19. O deputado Giacobo (PL) buscam apoio de parlamentares para destravar esse crédito, "Essas e outras medidas são primordiais para o momento em que vivemos. Os empresários não podem mais esperar e os trabalhadores precisam de proteção para os seus empregos," afirma.

Combate à covid
O deputado Pedro Lupion (DEM) anunciou que, em parceria com o Ministério da Saúde, está repassando recursos para os municípios destinados, exclusivamente, para ações de custeio no combate da covid-19. “Viabilizamos recursos que vão auxiliar 50 cidades no enfrentamento da covid-19. Seja para compra de insumos, equipamentos, contratação de pessoal e demais ações necessárias neste momento tão importante de crescimento acelerado do vírus”, destaca.

Frente parlamentar
O deputado Michele Caputo (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar do Coronavírus, confirmou a participação dos médicos Clóvis Arns da Cunha e Dorival Ricci Júnior na reunião da Frente que acontece por videoconferência nesta quinta-feira (9), a partir das 10h. Arns da Cunha é presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia e Ricci Júnior defende o tratamento precoce da covid-19. 

Aliado a tecnologia
O deputado Marcel Micheletto (PL) já está no comando da Secretaria da Administração e Previdência e disse que vai fazer da tecnologia uma aliada na execução de projetos, programas e obras do Estado. “Quero administrar bem o dinheiro arrecadado do povo paranaense, com a maior transparência possível”, destacou Micheletto.

“Educação que Faz a Diferença”  
O ensino fundamental de Pato Branco conquistou o selo nacional de qualidade “Bom Percurso”, pelo estudo “Educação que Faz a Diferença”. A premiação foi realizada pelo Instituto Rui Barbosa, associação civil para promover o aperfeiçoamento dos Tribunais de Contas do Brasil, que analisou, em 2019, o desempenho de redes municipais de todo o Brasil. A educação de Pato Branco vem acumulando títulos, em 2017 o melhor Ideb do Paraná, entre cidades de médio porte com a média de 7,5 no índice.

Retorno
O Senado confirmou que em meados de agosto haverá sessão presencial no Congresso Nacional para votar a indicação de autoridades para cargos no poder executivo.  "Se em agosto a situação da pandemia não melhorar, vão adiar para setembro a retomada", diz a assessoria da Câmara Alta. Os senadores também confirmaram a continuidade dos trabalhos do Congresso durante o recesso legislativo de julho. 

Emendas 
O deputado Luciano Ducci (PSB) destinou neste ano R$ 11,5 milhões em emendas para a saúde de todo o Paraná. "Saúde sempre é prioridade, mais ainda neste momento de pandemia. São recursos investidos na melhoria de hospitais, ampliação de atendimento médico, compra de equipamentos e de insumos", disse Ducci. Além da saúde, o deputado também destinou R$1,5 milhão para a área social, com repasses para instituições de atendimento à população vulnerável e aporte às Apaes.

Novo decreto  
Maringá emitiu novo decreto. Este é o 24º decreto da prefeitura com ações de combate à pandemia e terá validade de 14 dias. Principais alterações são o funcionamento de bares, restaurantes e outros serviços de alimentação até 15h de segunda a sexta, funcionamento de indústria, construção civil, salões de beleza e barbearias também somente durante a semana. O secretário de Saúde, Jair Biatto, explica que a estratégia é desestimular a circulação de pessoas aos sábados e domingos, tendo como consequência redução da transmissão comunitária. 

Fake news
A Secretaria de Estadual de Educação esclareceu a notícia de que a volta às aulas estava previsto para agosto. Ainda não há data definida para o retorno das aulas presenciais no Paraná. A informação de que a volta estaria marcada para 17 de agosto é falsa. A secretaria alerta que qualquer definição de retorno será informada pelo site, páginas no facebook e instagram. Nas últimas semanas foi oficializado um comitê de retorno das aulas presenciais no pós-pandemia.

Redação ADI-PR Curitiba
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br

 

Blog pelo Paraná - Positivado, Novo pedágio, Coleta seletiva, Ano letivo, Retomada gradativa, Respiradores e Redução de jornada

Positivado
O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro (PSD), foi diagnosticado com a covid-19. Ele coletou o exame RT-PCR após contato com caso positivo da doença. O prefeito está bem e seguirá trabalhando de forma remota, em sua casa, enquanto cumpre o isolamento domiciliar.

Positivado II
O presidente Jair Bolsonaro testou positivo para coronavírus. Ele já toma o medicamento cloroquina desde a confirmação dos sintomas. Seu estado geral é bom, apesar de ter apresentado febre, à volta de 38 graus, e de sentir-se um pouco indisposto. Após o primeiro teste positivo, o presidente foi submetido a um novo exame no Hospital das Forças Armadas.

Cabe ao Congresso
O deputado Filipe Barros (PSL) apresentou projeto de lei em que pretende retirar poderes do TSE. A proposta prevê que o poder regulamentar dos processos eleitorais sai da competência do TSE e seja transferido para o Congresso Nacional. "Essas mudanças são fundamentais, uma vez que tem ocorrido invasão de competência do TSE em prerrogativas do poder legislativo. Atualmente, nota-se que o TSE tem legislado por meio de resoluções, uma afronta à nossa Constituição Federal."

Novo pedágio
Uma das propostas contidas no estudo prévio para o novo pedágio do Paraná, a ser implantado em 2021, é a criação de condições para a cobrança dos valores de tarifas. O Ministério de Infraestrutura está analisando a proposta que estabelece cobrança diferenciada em rodovias de pista simples e de pista dupla. Dos 3,8 mil quilômetros a serem pedagiados, cerca de mil são duplicados. Um dos projetos apresentados prevê a construção de 2,4 mil quilômetros de duplicações em sete anos.

Lava Jato
O TCU rejeitou o pedido feito pelo MP para que fossem investigadas possíveis irregularidades na condução da Lava Jato no Paraná, como o uso de grampos. Segundo o ministro Bruno Dantas, a matéria "foge aos limites das competências" do tribunal. Para ele, embora graves, as acusações sobre supostas fraudes cometidas na distribuição de processos dizem respeito exclusivamente ao MPF. Ainda assim, Dantas determinou que o pedido fosse encaminhado ao Conselho Nacional do MP.

Coleta seletiva
Quarto Centenário passa a ofertar o serviço de coleta seletiva. Com apoio do deputado Artagão Júnior (PSB), a cidade  adquiriu um caminhão destinado à coleta seletiva do lixo de R$ 300 mil e equipamentos de prensa hidráulica vertical, balança eletrônica, além de carrinhos transportadores. “Sabemos como é importante para o meio ambiente a coleta seletiva do lixo. Também sabemos que o caminhão e os equipamentos darão mais estrutura e condições de trabalho às pessoas desta área”, disse Artagão Júnior.

Pavimentação
O deputado Paulo Litro (PSDB) solicitou a Secretaria de Infraestrutura e Logística a pavimentação da rodovia PR-364, entre as cidades de Marquinho e Goioxim, numa extensão de 44 quilômetros. "Atualmente a estrada, que é um importante corredor entre os municípios, não possui qualquer tipo de pavimentação, causando transtorno aos motoristas, diversos acidentes que colocam em risco a vida das pessoas e se torna intransitável em dias de chuvas, necessitando de intervenção urgente quanto à sua recuperação", afirma.

Ano letivo
A deputada Luísa Canziani (PTB) se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro para tratar sobre o texto da MP 934/20, que cria novas regras para o ano letivo de 2020, aprovada na Câmara dos Deputados. "É de suma importância o diálogo aberto com todos. Construímos o melhor texto possível graças a participação de diversas entidades educacionais, do parlamento e do executivo. Quando o assunto é educação, precisamos ter os mesmos objetivos e garantir que nossas crianças tenham qualidade de aprendizagem", afirma.

Casas
Junto ao prefeito Eduardo Staudt (DEM), o deputado Hussein Bakri (PSD) fecharam parceria com o Estado para a construção de 42 casas em Missal. "A casa própria é praticamente uma unanimidade na lista dos sonhos de vida dos brasileiros. E isso tem um significado ainda maior para a população mais carente", disse Bakri. O edital de licitação já foi publicado, as casas serão construídas no Distrito Portão do Ocoí. 

Bom trabalho!
Até junho deste ano a deputada Leandre Dal Ponte (PV) viabilizou R$ 25 milhões aos hospitais do Paraná. Da capital à região Centro-Sul e Sudoeste, foram 24 hospitais em 19 cidades. O dinheiro já está disponível e será utilizado na melhoria dos atendimentos de saúde, custeio de média e alta complexidade, e até mesmo investimento na estrutura dos hospitais.

Retomada gradativa
Após 95 dias sem operar devido às restrições da pandemia do coronavírus, o Boeing 737-700 da Gol voltou a pousar no aeroporto de Cascavel. A cidade está entre as 14 bases regionais da companhia que estão sendo gradativamente retomadas neste mês de julho e que têm comunicação direta com Guarulhos. Até o dia 31 de julho estão previstos três voos semanais.

Respiradores
União da Vitória recebeu seis respiradores destinados para o tratamento da covid-19. O deputado Alexandre Curi (PSB) destaca a atuação do juiz da comarca local, Emerson Spak, que indicou a cidade por possuir estrutura para UTI. "É uma importante ação do secretário Beto Preto (Saúde)  e medida do governador Ratinho Júnior em favorecer o atendimento regionalizado. Isso evita deslocamentos e facilita a comodidade no tratamento, para pacientes e familiares”, observa.

Redução de jornada
O presidente Jair Bolsonaro sancionou a MP 936 que permite reduzir jornada e salário durante a pandemia. O dispositivo prevê ainda a suspensão do contrato de trabalho por até 60 dias. No caso de redução de salário, o governo paga um benefício emergencial ao trabalhador para repor parte da perda e ajudar as empresas em um período de atividades suspensas ou reduzidas. Uma das mudanças foi a permissão que os prazos sejam prorrogados mediante decreto presidencial enquanto durar a pandemia.

Redação ADI-PR Curitiba
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Blog pelo Paraná - Pede para sair, Balanço positivo, Eleições em aberto, Testes liberados, Planos de retomada, Detran e Home office

Gugu na Alep
O deputado Gugu Bueno (PL) assumiu nesta segunda-feira, 6, o mandato na Assembleia Legislsativa e agradeceu as lideranças do PL, os deputados Fernando Giacobo (presidente estadual) e Marcel Micheletto (secretário estadual de Administração e Previdência), e o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos (PSC).

Eleito
O deputado Alexandre Amaro (Republicanos) será eleito, de forma unânime, mesra terça-feira, 7, o 5º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. O cargo ficou depois que o deputado Marcel Micheletto (PL) assumiu a chefia da Secretaria de Administração e Previdência.
 
Pede para sair
Não está nada boa a relação entre o deputado Coronel Lee (PSL) e o secretário Coronel Rômulo Marinho Soares (Segurança Pública). A refrega agora é a entrega de EPIs (equipamentos de proteção individual) aos policais militares. "Se não entende nada de segurança, pede para sair", disse Coronel Lee na sessão de segunda-feira, 6.

Novas datas
A deputada Maria Victória (PP) disse que é positivo o adiamento das eleições municipais para 15 e 29 de novembro. "Esta definição é positiva pois o impasse para o calendário eleitoral na disputa dos municípios trazia muitas dúvidas. É importante lembrar que se caso um município ou estado não apresentar condições sanitárias para realizar as eleições em novembro, o Congresso poderá editar um decreto legislativo designando novas datas. Vamos cuidar da saúde de todos e defender a democracia em prol do desenvolvimento do nosso país e em especial do Paraná".

Balanço positivo
O deputado Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, avalia os 100 dias de trabalho durante a pandemia. Apesar da crise sem precedentes, o balanço que é positivo. "A Assembleia se reinventou completamente para enfrentar essa ameaça. Afastamos os funcionários que integram os grupos de risco, que passaram a atuar em home office. Estamos fazendo as sessões de forma remota, preservando os deputados de riscos de contágio, que seriam muito grandes em sessões presenciais".

Não quero
O secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, negou o convite de Jair Bolsonaro para ser o novo comandante do MEC. Pelas redes sociais, Feder agradeceu ao presidente e desejou sorte e uma boa gestão no Ministério da Educação, que segue sem um titular desde a saída relâmpago de Carlos Alberto Decotelli. Pessoas próximas afirmam que o presidente vai escolher um nome técnico para o cargo, apesar dos afagos ao setor radical.

Eleições em aberto
O pré-candidato do PSDB a prefeito, Edson Lau, afirmou que a eleição municipal em Curitiba marcada para 15 de novembro "está aberta".  "O PSDB tem condições de apresentar um projeto qualificado para a cidade, sem radicalismos ou ressentimentos, mas que tenha o foco e o dinamismo que momento histórico exige", disse o pré-candidato.  O PSDB tem condições de apresentar um projeto qualificado para a cidade, sem radicalismos ou ressentimentos, mas que tenha o foco e o dinamismo que momento histórico exige, afirma Edson Lau.

Testes liberados
A Anvisa autorizou os testes brasileiros com a vacina desenvolvida pela empresa Sinovac, sediada na China, em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo. As análises devem ser testadas em cerca de nove mil pessoas em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná e Distrito Federal. O imunizante é feito a partir de cepas inativas do coronavírus e o objetivo é avaliar a segurança e a eficácia na imunização contra a covid-19.

Planos de retomada
O governo do Paraná tem projetado um cenário diferenciado pós-pandemia. O governador Ratinho Júnior (PSD) e equipe seguem confiantes na retomada acelerada, para isso estão sendo criados incentivos para a economia, um grande e bom exemplo é o selo Made in Paraná, para estimular o consumo regional e recuperar as perdas sociais e financeiras provocadas pela interrupção de atividades.

Retomada II
Outro grande incentivo é o programa de estímulo aos arranjos produtivos locais, aglomerados de empresas e incentivo à geração de emprego a partir da execução de obras públicas e privadas. Para o enfrentamento da pandemia, o Paraná disponibilizou créditos que somam R$ 1 bilhão para atender empreendedores de todos os portes com a criação do programa Recupera Paraná. O governo também promoveu a isenção do Imposto sobre ICMS para 270 mil micros e pequenas empresas

Detran
O Detran suspendeu o atendimento presencial nas sete regiões do estado que tiveram medidas mais restritivas decretadas para conter o avanço do coronavírus. As medidas, como a suspensão dos serviços não essenciais, impactaram as regiões de Curitiba, Cornélio Procópio, Cianorte, Toledo, Cascavel, Foz do Iguaçu e Londrina. O único serviço presencial que poderá ser realizado é a liberação de veículos dos pátios do órgão, que funcionará em regime de plantão.

Home office
Pesquisa feita pela USP mostra que há um grande potencial de expansão do trabalho em home office no Brasil, pós pandemia da covid-19, em cargos de nível superior, gestores e professores. Segundo a pesquisa, os trabalhadores reportaram altos níveis de satisfação com seu trabalho em casa: 70% disseram que gostariam de continuar trabalhando em home office depois da pandemia; 19%, que não gostariam; e 11%, que são indiferentes.

Sem leitos!
Foz do Iguaçu atingiu 100% dos leitos de UTI disponíveis para covid-19 ocupados. Os 35 leitos da cidade estão ocupados. Na enfermaria, a ocupação é de 27,42%, ou seja, 17 leitos estão com pacientes em um total de 62 leitos. Com todos os leitos ocupados, o Hospital Costa Cavalcanti ativou os cinco leitos, conforme anunciado na semana passada, passando de 10 para 15 leitos. Dessa forma, a saúde de Foz agora conta com 40 leitos para atender os casos de covid-19.

Efeito pandemia
Dados do Caged/Ministério da Economia mostram que entre março e maio foram cortados 94.450 vínculos com carteira assinada no Paraná, com impacto mais relevante no setor de serviços (-47.326), comércio (-25.565) e indústria (-21.286). Apenas em maio, o estado perdeu 23.856 empregos e o resultado acumulado do ano já é e 47.696 empregos a menos. Mesmo assim, o Paraná teve menos demissões do que Rio Grande do Sul e Santa Catarina ao longo de 2020.

Redação ADI-PR Curitiba
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br. 

Blog Pelo Paraná: Quem no lugar?, Agora é lei!, Quem votou a favor, Respiradores, Responsabilização, Alerta!, Em queda, Então, Voos

Feder no MEC
O empresário Renato Feder, atual secretário de Educação do Paraná, foi confirmado pelo presidente Jair Bolsonaro para chefiar o Ministério da Educação.

Quem no lugar?
O governador Ratinho Junior deve anunciar nos próximos dias o novo titular da pasta de Educação. Ratinho Junior já anunciou o deputado Marcel Micheletto (PL) na Secretaria de Administração e o antropólogo Mauro Rockembach na Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho. Outra mudança ocorre no Detran, que passa a ser comandado pelo delegado federal Wagner Mesquita. O vereador Gugu Bueno (PL), de Cascavel, vai assumir a vaga de Micheletto na Assembleia Legislativa.

Agora é lei!
O presidente Jair Bolsonaro sancionou com vetos a lei que torna obrigatório o uso de máscara em todo país. Alguns estados não gostaram de alguns vetos, especialmente os que libera do uso do artefato em órgãos públicos e estabelecimentos comerciais. A lei paranaense é mais restritiva e nesse caso, vale a lei estadual.

A favor
A maioria dos deputados federais paranaenses votou pelo o adiamento das eleições municipais de outubro para 15 e 29 de  novembro, por causa da pandemia do covid-19.

Quem votou a favor
Aliel Machado (PSB), Aroldo Martins (Republicanos), Diego Garcia (Podemos), Enio Verri (PT), Felipe Francischini (PSL), Gleisi Hoffmann (PT), Gustavo Fruet (PDT), Leandre (PV), Luciano Ducci (PSB), Luisa Canziani( PTB), Luizão Goulart (Republicanos), Ney Leprevost (PSD),  Roman (Patriota), Rubens Bueno (CDN), Sargento Fahur (PSD), Schiavinato (PP), Sergio Souza (MDB), Vermelho (PSD) e Zeca Dirceu (PT ).

Quem votou contra
Aline Sleutjes (PSL), Boca Aberta (Pros), Christiane Yared (PL), Filipe Barros (PSL), Giacobo (PL), Hermes Parcianello (MDB), Luiz Nishimori (PL), Paulo Martins (PSC), Pedro Lupion (DEM) e Ricardo Barros (PP). Não votou: Toninho Wandscheer (Pros).

Novo calendário eleitoral (foto)

Respiradores
O deputado Ricardo Barros (PP)  conseguiu no governo federal a liberação imediata de mais 10 respiradores para a Santa Casa de Campo Mourão. São cinco respiradores e cinco ventiladores para novos leitos de UTI de tratamento do coronavírus. “Foi um trabalho conjunto em favor do Paraná. Recebemos a solicitação do presidente do PP,  Rodrigo Salvadori e do Pedro Baer, presidente da Santa Casa".

Responsabilização
A Secretaria Estadual de Saúde notificou os 134 municípios das sete regionais de saúde abrangidas pelo decreto estadual que determinou a quarentena restritiva exigindo o cumprimento integral do decreto e informando que pedirá a responsabilização penal do prefeito que não cumpri-lo.

Alerta!
O número de casos confirmados do novo coronavírus no Paraná pode mais que dobrar em 10 dias, conforme projeção do Ipardes, feita a pedido da Secretaria Estadual de Saúde.  

Em queda
O Paraná teve queda de 11% de assassinatos em maio de 2020 se comparado com o mesmo período de 2019, de acordo a Secretaria Estadual da Segurança Pública. Foram 142 mortes violentas ao longo do mês, 19 a menos do que o registrado em maio de 2019.

Então
O procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato, disse que a ausência dos sobrenomes dos presidentes da Câmara e do Senado numa ação que investiga doações ilegais de campanha é "irrelevante". Os nomes sem os sobrenomes completos dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre(DEM-AP) aparecem na denúncia oferecida à Justiça em dezembro do ano passado.

Voos
O aeroporto de Cascavel, no oeste do Paraná, retomou os voos domésticos. Os pousos e decolagens dos voos regulares estavam suspensos há mais de três meses por causa do coronavírus. O primeiro trajeto retomado pela Gol foi entre Cascavel e Guarulhos (SP) com 73 passageiros a bordo.

Redação ADI-PR Curitiba
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br

Blog pelo Paraná - Frente Parlamentar, Nova presidência, 13º na conta, Medidas restritivas, Eleições, Medidas diferenciadas e Fake news

Frente Parlamentar
A Assembleia Legislativa instalou a Frente Parlamentar do Coronavírus que vai acompanhar as ações e respostas no enfrentamento à covid-19 e focar sua atuação em três pontos: sanitário, econômico e social. "A Frente se instala em um momento importante. Temos que começar a pensar no pós-pandemia e em questões de ordem econômica e sanitária", disse o deputado Michele Caputo (PSDB), coordenador da frente parlamentar.

Nova presidência
O empresário e idealizador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli, assumiu a presidência do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Foz do Iguaçu.  Angeli informou que vai buscar a modernização da legislação municipal e alternativas que possam auxiliar os empreendedores nos entraves do segmento. “O nosso trabalho deve ser intenso e inovador, pois o turismo precisa ser reinventado com muita tecnologia e inovação”.  

13º na conta
O prefeito Santin Roveda (PL) atendeu um pedido dos servidores e depositou a primeira parcela de 50% do décimo terceiro na conta. “Tivemos uma grande demanda de pedidos dos servidores e do sindicato para ser feito um estudo da possibilidade de fazer o adiantamento da metade do 13º salário, para ajudar os servidores neste período da pandemia do coronavírus. A proposta foi estudada e o dinheiro já está na conta. Com isso será injetado um valor de R$ 2 milhões dna economia de União da Vitória”. 

Cargo vago
O cargo de ministro de Educação segue vago, Um dos nomes cotados para o posto que vem ganhando força no Planalto é o do atual reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Anderson Correia. Evangélico e de perfil técnico, Correia conquistou apoios importantes no entorno do presidente Jair Bolsonaro. O anúncio do novo indicado deve acontecer a qualquer momento. O escolhido será o quarto chefe do MEC após um ano e meio de governo.

Medidas restritivas
O secretário Beto Preto (Saúde) afirmou que o lockdown pode acontecer caso o número de infecções de coronavírus não apresente uma diminuição. “Não queremos que isso aconteça. Nós queremos perder a menor quantidade de vidas possível. Temos que repensar tudo isso, queremos passar por essa pandemia de maneira equilibrada e temos uma preocupação com todos esses serviços essenciais”.

Eleições
O presidente Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM-AP), promulgou as novas datas das eleições municipais para 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno). No Paraná, cinco cidades têm a possibilidade de segundo turno: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel.

Eleições II
O presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, disse que o próximo passo é "organizar as eleições com segurança". Entre as decisões pendentes, o TSE estuda descartar o uso da identificação biométrica, a ampliação do horário de votação e a divisão de eleitores por faixa etária. O TSE também busca formas de acelerar o processo de votação a fim de evitar aglomerações durante a pandemia do coronavírus

Desincompatibilização
Os prazos de desincompatibilização podem varia a depender do cargo ou função. Nos casos que o prazo se encerraria em julho o prazo fica prorrogado com o adiamento das eleições. Os prazos que já se encerraram antes da aprovação da proposta ficam mantidos. A única exceção prevista na PEC é para a transmissão de programas com pré-candidatos por emissoras de televisão e rádio. Originalmente vedada em 30 de junho, a nova data estabelecida na proposta é 11 de agosto.

Particularidades
A Amop vai pedir revisão do decreto estadual e reforço do SUS para evitar “lockdown” nas 49 cidades do oeste do Paraná. “Existem situações distintas e cidades onde a situação encontra-se em graus distintos de gravidade, obviamente cidades maiores. Por isso, a visão regionalizada do coronavírus precisa levar em conta algumas particularidades e peculiaridades”, destaca o presidente Rineu Menoncin (PP), o Teixeirinha, prefeito de Matelândia.

Medidas diferenciadas
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), disse que as medidas anunciadas pelo governador Ratinho Junior são diferenciadas por região e endurecem o distanciamento social nas cidades em que a doença tem registrado maiores avanços. “Essas medidas, duras e que vão exigir ainda mais sacrifícios dos paranaenses, são necessárias para enfrentar o agravamento da doença no Estado e contam com o apoio e o aval do legislativo. Elas são as medidas certas e corretas, fundamentais para garantir a vida e a segurança de todos os paranaenses”.

Fake news
O projeto que combate as fake news foi aprovado no Senado. A matéria seguiu para votação na Câmara dos Deputados. O senador Álvaro Dias (Pode) votou contra o projeto e justificou o motivo. "Queremos uma legislação contemporânea, que seja fruto do debate democrático, que convoque todos os atores que se envolvem para evitar qualquer risco de comprometimento da liberdade de expressão ou que signifique riscos a inclusão digital provocando assim a exclusão digital".

Amigo da criança
O prefeito Marcelo Rangel (PSDB), de Ponta Grossa, ganhou o prêmio "Prefeito Amigo da Criança" . " Dos 5,5 mil municípios brasileiros, mais de dois mil municípios concorreram ao prêmio destinado à educação infantil e assistência social. Destes, 120 foram selecionados e tenho a honra de dizer que Ponta Grossa recebeu o prêmio Amigo da Criança. É uma honra trabalhar com as secretárias de Educação e Políticas Sociais, Esméria de Lourdes e Simone Kaminski”, afirma.

Recuperado
O prefeito de Guapirama, Pedro de Oliveira (MDB), teve alta hospitalar após dois dias de internação por conta do diagnóstico de covid-19, que deu positivo. Pelas redes sociais, Pedro Banzé, como é conhecido, disse estar melhor e em isolamento em casa. “Aproveito para agradecer a cada um pelo carinho amizade que me desejaram uma recuperação rápida através de mensagens, ligações, orações e mesmo em silêncio”.

Redação ADI-PR Curitiba
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

 

Blog pelo Paraná - Compromisso, Sem sintomas, Invasão, Apoio total, Auxílio, Isolamento social e Fake News

Homenagem
Christiane Yared, deputada do PL, foi homenageada pela Santa Casa de Curitiba pelo apoio ao hospital. "Recebi homenagem da Santa Casa de Curitiba por sempre estar por perto da instituição, ajudando, sendo parceira. Acredito no trabalho que é feito e na importância de se investir na Saúde. Exatamente por isso que destinei, ao longo de todos esses anos, mais de R$ 200 milhões para área da Saúde do Paraná".

Compromisso
Novas Tebas vai ter uma nova fábrica de laticínios, adianta o deputado Fernando Giacobo (PL). "Dando continuidade a política de investimentos na retomada econômica dos municípios paranaenses, acaba de ser disponibilizada a primeira parcela dos R$2,2 milhões previstos para a construção de uma fábrica de laticínios na cidade de Nova Tebas. A ação deve garantir a geração de empregos e renda para toda região."

Sem sintomas
O deputado Aroldo Martins (PRB) também está recuperado da covid-19.  "Cumpri 14 dias de isolamento e repeti o teste sorológico, o resultado foi o melhor esperado. Tenho o anticorpo que significa que estive em contato com o vírus. Não apresentei sintomas, não contamino mais ninguém, e provavelmente não serei contaminado novamente. Segundo interpretação do laudo por profissionais médicos," disse Martins.

Invasão
A deputada Aline Sleutjes (PSL) criticou o que chamou de tentativa de invasão de em-terra à uma fazenda em Catanduvas. "Os oportunistas que por muito tempo se fizeram de coitadinhos invadindo propriedades privadas produtivas e terras públicas, não terão mais este apoio e facilitação. Quem quer trabalhar não usa facão, carabina e revólver, nem toma à força o que não lhe pertence! Isso demonstra que estas pessoas não respeitam leis nem direitos".

Apoio total
A prefeitura de Curitiba adotou as restrições determinadas pelo governador Ratinho Junior no combate ao coronavírus. As medidas constam no novo decreto e vale para regionais de Cornélio Procópio, Londrina, Cianorte, Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Curitiba e região metropolitana. As novas regras estaduais, mais restritivas, serão válidas por um período de 14 dias. O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, vai atender integralmente as medidas.

Vai recorrer
Cascavel vai respeitar as medidas de restrições impostas pelo decreto que proíbem o funcionamento dos serviços não essenciais, mas o prefeito Leonaldo Paranhos (PSC) vai recorrer junto à Secretaria Estadual de Saúde para que a cidade fique fora da quarentena. Paranhos lembrou que Cascavel é a cidade que mais realiza testes de covid-19 no estado e, por conta disso, possui números elevados de casos confirmados. 

Auxílio
O deputado Aliel Machado (PSB) apresentou projeto de lei que cria um auxílio aos profissionais de saúde que trabalham como terceirizados (autônomos ou em pequenas empresas de até três funcionários) e que poderão precisar se afastar do trabalho por motivo relacionado à pandemia. “Esses profissionais acabam ficando sem qualquer tipo de proteção social ou previdenciária. Queremos instituir o pagamento de um auxílio em caso de afastamento por motivo de saúde”, explica.

Isolamento social
Segundo a Secretaria da Saúde, a taxa de ocupação das UTIs também está alta no Paraná, em torno de 66%. Algumas macrorregionais de saúde, no entanto, estão com lotação acima de 70%: Oeste e Leste. Segundo a secretaria, nove hospitais estão com capacidade máxima atingida. "Nos últimos 15 dias, tivemos um crescimento na velocidade de casos, o que culminou também com a diminuição do índice de isolamento social, que está baixo, menos de 40% durante a semana. Temos que buscar um índice entre 50% e 55%”, afirmou o secretário Beto Preto.

Mais barato
Em Santa Terezinha de Itaipu os moradores estão pagamento cerca de 40% mais barato na taxa de iluminação pública. A redução foi possível devido a substituição em 2019 de todas as lâmpadas de vapor metálico pelas de LED. Houve a troca de mais de quatro mil lâmpadas em toda área urbana da cidade, incluindo ruas, avenidas, parques e praças.

Queimou a largada
Antes mesmo de tomar posse como ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli entregou o cargo ao presidente Jair Bolsonaro, após revelações sobre inconsistências em seu currículo. A intenção do governo agora é fazer o comunicado oficial da saída junto com o anúncio do nome do substituto, o quarto titular da pasta em um ano e meio. Bolsonaro analisa uma dezena  de indicados pelas alas militar e ideológica. Secretários da área pedem um perfil técnico.

Rodovia duplicada
Estão adiantadas as obras de duplicação da rodovia estadual (PR-445) que liga Londrina ao movimentado distrito de Irerê, na Região Norte do Paraná.. O trecho de 15,8 quilômetros deve ser entregue em dezembro. O investimento é de R$ 93,4 milhões. “A PR-445 é uma das rodovias mais importantes do Estado e com essa obra vamos garantir que permaneça assim por um longo tempo”, afirmou o governador Ratinho Júnior.

Fake News
Em votação apertada, o Senado aprovou por 44 votos a 32 o texto-base do projeto de lei das fake news. Líder do governo, Fernando Bezerra (MDB-PE) afirmou que a liberdade do cidadão está sendo "tolhida" e votou contra, assim como Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ). Apesar disso, a matéria, que busca combater a criação e a divulgação de notícias falsas nas redes sociais, teve o apoio do presidente do senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). O projeto segue agora para a Câmara dos Deputados.

Redação ADI-PR Curitiba
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br. 

Blog pelo Paraná - Ratinho tá certo, Impacto, Lockdown geral, Novo pedágio, Saques, Democracia Digital e Audiência pública

Ratinho tá certo
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) disse que o governador Ratinho Junior está correto em ampliar as medidas restritivas no combate ao coronavírus em diversas cidades do Paraná. "Temos que ampliar e fortalecer o isolamento social com bloqueios, toque de recolher, reforço na obrigação do uso da máscara facial, fiscalização no comércio, entre outras medidas. Isso é fundamental neste momento de transmissão do coronavírus em alta que pode colapsar o sistema de saúde no estado", disse.

Impacto
"Estamos com 1,37 de taxa de transmissão, ou seja, cada pessoa infectada transfere para 1,37, um número alto e preocupante. Ao mesmo tempo demonstrou que 70% dos casos de coronavírus estão em 169 municípios. As medidas vão manter as atividades essenciais mas vai ser colocado mais restrições na circulação de pessoas. Serão anunciadas as medidas tão logo sejam concluídos os estudos", completou Romanelli.

Lockdown geral
O MP ajuizou uma ação em que pede que seja decretado lockdown por causa do avanço da covid-19. O documento das promotorias de proteção à saúde pública de Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel e já teve uma sinalização da 4ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba. O juiz substituto Eduardo Lourenço Bana determinou prazo de 72 horas para o governo do Paraná se manifestar. Para o MP, a situação crítica requer o “bloqueio pleno das atividades não essenciais à vida e da saúde” durante 15 dias pelo menos nas regiões mais afetadas.

Bloqueio
Por causa do avanço da doença, especialmente em sete regionais, o Estado decreto uma quarentena mais restritiva nesta regionais  durante14 dias. Serão atingidas as regionais de saúde de Cornélio Procópio, Londrina, Cianorte, Toledo, Cascavel, Foz do Iguaçu e a Grande Curitiba. Estas regionais concentram 75% dos casos. O Paraná tem 22 regionais de saúde. As medidas vão impactar quase 6,3 milhões de pessoas, em 134 cidades.

Novo pedágio
O estudo para o novo pedágio do Paraná, a ser licitado no ano que vem, prevê a duplicação de 2,4 mil quilômetros a mais. Atualmente há cerca de 1,2 mil quilômetros duplicados. o secretário Sandro Alex (Infraestrutura e Logística) diz que o Estado não abre mão da duplicação total da BR-277 q1ue liga Foz so Iguaçu a Paranaguá e tem vários trechos em pista simples. Em requerimento aprovado na Assenbleia Legislativos, os deputados pediram acesso ao estudo da Empresa de Planejamento e Logística.

Sanepar
Com uma invejável posição no ranking de saneamento, Cascavel terá novas obras para ampliar a rede coletora de esgoto. Foi assinada pela Sanepar a ordem de serviço de R$ 3,7 milhões para a implantação de 10,4 quilômetros de tubulação no Bairro Santos Dumont e em parte do Bairro Aeroporto. A cidade, que já alcançou 98% no índice de coleta do esgoto, rumo à universalização dos serviços de saneamento básico.

Sanepar II
A Sanepar está ampliando a Estação de Tratamento de Esgoto Norte em Londrina,. Quando estiver funcionando a capacidade plena, em agosto de 2021, o local será gatilho rumo à universalização do tratamento de esgoto na cidade. Atualmente Londrina já tem uma situação privilegiada: são 100% dos domicílios com água tratada e 94% atendidos com rede coletora de esgoto, com tratamento total do volume coletado. A ambição é chegar a toda população até 2029. É aí que entra a ETE Norte.

Vagas
O Hospital Regional de Francisco Beltrão abriu 21 vagas temporárias para contratar fisioterapeutas e técnicos de enfermagem. As inscrições são gratuitas e seguem até 10 de julho.

Sentados
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) apresentou projeto de lei que proíbe a superlotação de ônibus de transporte público nas cidades do Paraná enquanto perdurar a pandemia do coronavírus. A lotação não deve ser maior aos assentos disponíveis em cada veículo. Decreto do governador Ratinho Junior também proíbe a superlotação dos ônibus nas regionais em quarentena.

Saques
Duas das medidas anunciadas há mais de três meses pelo Ministério da Economia começam a chegar nesta semana à população. O saque emergencial do FGTS e o adiantamento do abono do PIS/Pasep começaram a ser pagos.  Ao todo, as medidas vão liberar R$ 44,7 bilhões   a trabalhadores que têm ou já tiveram carteira assinada.

Democracia Digital
Será na segunda-feira, 6 de julho, de forma virtual, o programa Democracia Digital, que tem apoio do TRE para conscientizar, educar e ajudar no combate aos processos de desinformação nas próximas eleições municipais. 

Audiência pública
O TSE realiza audiência pública para colher sugestões com objetivo de alterar a resolução que trata da suspensão do registro de partidos que não entregarem a prestação de contas exigida pela Justiça Eleitoral. As mudanças nas regras serão feitas após a decisão do STF que, no ano passado, entendeu que a suspensão somente pode ocorrer após o julgamento de um processo específico para analisar cada caso.

Redação ADI-PR Curitiba
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br. 

Blog Pelo Paraná: Lockdown, Medidas drásticas, Contra as fake news, Frente Parlamentar, Vacina em teste, Em destaque, FGTS, Recuperados

Hussein curado
O líder do Governo na Assembleia, Legislativa, deputado Hussein Bakri (PSD) está curado da covid-19. Bakri cumpriu a quarentena em casa e já foi liberado para voltar ao trabalho. “Graças a Deus me recuperei e posso estar aqui hoje para agradecer todas as manifestações de carinho e amizade que recebi. Peço desculpas a quem não pude responder, pois foram centenas de mensagens. Obrigado a cada um que fez essa corrente positiva e orou por mim”, afirmou.

Cuidados
Bakri reforçou que a população tome os cuidados necessários a fim de evitar a proliferação da covid-19. “Essa doença não é brincadeira. Os primeiros dias foram muito difíceis, com forte dor de cabeça, mal-estar, dificuldade para respirar. Portanto, se cuidem, valorizem a vida. O contágio é muito fácil e estamos em um momento complexo da doença com a chegada do inverno. Isso exige o cuidado redobrado de todos e o respeito às recomendações sanitárias”, disse Bakri.

Lockdown
O prefeito de Fazenda Rio Grande, Márcio Wozniak  (PSDB), disse que há possibilidade de lockdown em Curitiba e da região, se as medidas atuais de isolamento não surtirem efeito nos próximos dias. Wozniak, presidente da associação dos municípios da região metropolitana, disse adesão de moradores e comerciantes foi positiva mas ainda será preciso ajustar horários do comércio e do transporte coletivo metropolitano, que continua lotado.

Medidas drásticas
Caso não haja um bom resultado e diminuição de casos da doença na região, Wozniak afirmou que as prefeituras terão que adotar medidas mais drásticas. “Um protocolo de lockdown, como é dito pelos médicos, não é um dia ou dois, mas praticamente 14 dias. Se essas medidas mais duras tiverem de ser implementadas, serão como o que já acontece aos finais de semana, mas por um período mais longo”, explica.

Contra as fake news
Pesquisa do Datafolha mostra que 81% dos brasileiros acreditam que fake news contra políticos e ministros do STF ameaçam a democracia. O levantamento ainda questionou se manifestações de rua pedindo fechamento do Congresso e do STF são uma ameaça. Para 68%, sim, enquanto 29% disseram não e 3%, não responderam. Foram entrevistadas 2.016 pessoas entre os dias 23 e 24 de junho.

Braço forte
O chefe da Casa Civil, Guto Silva, terá seu perfil publicado no volume 12 do livro Vozes do Paraná – Retrato de Paranaenses que será lançado ao término da pandemia.O jovem é considerado o braço forte e exímio articulador do governo Ratinho Junior.

Pré-candidata
Com terceiro maior tempo de televisão e de fundo partidário, o PP pretende lançar a candidatura da deputada  Maria Victória a prefeita de Curitiba, pré-candidatura defendida pela ex-governadora Cida Borghetti. O PP trabalha com outras opções também, o deputado Ricardo Barros defende uma aliança com o DEM, do prefeito Rafael Greca.

Ranking de aprovação
Deputados do PP e do PSB são os que mais aprovaram projetos de lei durante a pandemia no Congresso Nacional. No ranking estão os deputados Luizinho (PP-RJ) e Denis Bezerra (PSB-CE), os que mais aprovaram projetos de lei. A proibição de exportar respiradores para não desabastecer o sistema de saúde interno foi um dos projeto do PP. O deputado do PSB conseguiu a suspensão de pagamentos devidos por estudantes do Fies por 60 dias.

Frente Parlamentar
O deputado Michele Caputo (PSDB) vai coordenar a Frente Parlamentar do Coronavírus, aprovada pela Assembleia Legislativa. A  frente atuar no enfrentamento à covid-19, além de articular as demandas da sociedade e discutir e propor novas medidas para reduzir o impacto da doença na saúde dos paranaenses. "A situação está cada vez mais difícil e, além disso temos que começar a pensar no pós-pandemia, questões de ordem econômica, sanitária," disse Michele Caputo, autor da proposta. A frente será instalada nesta quarta-feira, 1º de julho.

Vacina em teste
O deputado Luciano Ducci (PSB) espera para muito breve a vacina contra a covid-19 depois firmado o acordo entre a Universidade de Oxford e a AstraZeneca que prevê a compra de lotes da vacina e da transferência de tecnologia. ao Brasil. “Apesar dos estudos estarem avançados e do esforço mundial ser inédito, ainda não é hora de comemorarmos, mas de torcermos”, disse Ducci.

Em destaque
Pesquisa feita por 28 tribunais de contas do Brasil mostram que o ensino municipal de Foz do Iguaçu está os seis melhores do país. O estudo analisou a gestão de responsabilidade das prefeituras em 5.570 municípios brasileiros.”Foz do Iguaçu é destaque mais uma vez na educação, pela qualidade e investimento. Nossa equipe é composta por pessoas que trabalham com muita paixão e dedicação e fazem de Foz do Iguaçu uma referência em educação”, disse o prefeito Chico Brasileiro (PSD).

FGTS
A Caixa iniciou o pagamento do saque emergencial do FGTS para 4,9 milhões de trabalhadores nascidos em janeiro. Nessa primeira etapa, o total de recursos liberados soma mais de R$ 3,1 bilhões. O pagamento tem como base no mês de nascimento do trabalhador. Os interessados podem consultar quando poderá sacar no site fgts.caixa.gov.br.

Recuperados
O deputado Pedro Lupion (DEM) compartilhou a pesquisa da Universidade Americana Johns Hopins que afirma que o Brasil é o país  com mais recuperados da covid-19 no mundo. "A contagem da universidade mostra nosso país à frente dos EUA no ranking de recuperados, são 670.417 pacientes que já eliminaram o vírus, contra 663.562 em território americano, vamos vencer esse vírus de cabeça erguida. Logo voltaremos às nossas atividades normais. A ciência, a população e os governantes estão unidos por este mesmo motivo," disse Lupion.

Redação ADI-PR Curitiba
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br