Um teatro para Foz do Iguaçu

Muito já se falou sobre isso, mas pouco ou nada foi feito.

Apoie! Siga-nos no Google News

José Afonso de Oliveira

Muito já se falou sobre isso, mas pouco ou nada foi feito. A cidade precisa, com a máxima urgência, de uma boa sala de espetáculos, um teatro para podermos receber grupos nacionais e estrangeiros, promovermos festivais de várias áreas, enfim, como suporte muito eficiente para as nossas atividades culturais e em atendimento às demandas do nosso setor de turismo.

A existência de um bom teatro na cidade acaba incentivando toda uma série de atividades que vão desde grupos teatrais a escolas de teatro, passando também por iniciativas paralelas como cinema, corais etc. Para o momento em que estamos vivendo, de uma grande crise econômica que se representa por altas taxas de desemprego, essa seria também uma forma boa e salutar de geração de novos empregos.

Como a cidade já conta com cursos de cinema, música e outras expressões artísticas realizadas nos cursos universitários da Unila, temos assim pessoas capacitadas para o desenvolvimento dessas atividades que irão enriquecer sobremaneira toda a nossa vida cultural.

Expressar os nossos sentimentos, as nossas ideias, a forma como vemos o mundo é de grande importância para o bem viver em sociedade. Nunca é demais lembrar que a cultura é o cimento que une a sociedade e que acaba, em última instância, dando sentido à vida social. Se desejamos uma sociedade melhor, temos a necessidade premente de pensarmos no desenvolvimento cultural.

Esse teatro tem de ser pensado no sentido de poder realizar várias atividades, sendo o teatro em si a atividade central, mas também espaço para o desenvolvimento do cinema, dos trabalhos e de apresentações de corais; enfim, para a realização de múltiplas atividades componentes do que conhecemos como cultura.

Nesse aspecto teremos também as apresentações tanto clássicas como populares, incentivando assim uma grande experiência de diversidade cultural centrada no pensamento latino-americano. A participação dos nossos vizinhos argentinos e paraguaios é de suma importância, e podemos mesmo vislumbrar para um futuro, não muito distante, a organização de grandes eventos latino-americanos que certamente vão impulsionar, e muito, o nosso atendimento turístico/hospedeiro, incrementando ainda mais a base de nossa economia de prestação de serviços nessa área, trabalhando assim no presente com os olhos postos no futuro.

José Afonso de Oliveira é sociólogo e professor universitário em Foz do Iguaçu.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.