De olho no tempo e no Natal de Foz: calor no fim de semana. E chuva na segunda, 13

Natal no Gramadão da Vila A, com o pôr do sol: espetáculo e magia. Foto Patrícia Iunovich
Siga a gente no

É o que dizem cinco dos seis serviços de meteorologia consultados. Portanto, 5×1 para a chuva. Mas tem quem preveja chuva no domingo…

Pode programar seus passeios para visitar os atrativos do Natal de Águas e Luzes de Foz do Iguaçu com uma quase certeza: não chove no final de semana. Mas vai fazer muito calor.

Dos seis serviços de meteorologia consultados, Climatempo e AccuWeather preveem pancada de chuva já para o domingo, 12. Mas estão sozinhos nessa.

Agora, pra segunda-feira, os dois serviços ganham a companhia de Simepar, Inmet e Sistema Faep: vai chover.

Só o CPTEC/Inpe mantém a secura pelo menos até quinta-feira, 16. Quem vai acertar? Está 5×1 para chuva na segunda-feira. E 2×4 pra chuva no domingo.

Quanto às temperaturas, não espere grandes mudanças. Com o verão cada vez mais próximo, a tendência é de ficarem nas alturas, pelo menos em Foz, com seu clima subtropical úmido.

Nas áreas mais ao Sul do Estado, nos planaltos e áreas serranas – Planalto de Curitiba, Campos Gerais, Guarapuava e outras -, de clima temperado úmido, a situação é diferente. Pode até fazer frio no verão, como está ocorrendo agora.

Voltando a Foz, só o Sistema Faep prevê uma queda sensível da temperatura no sábado e no domingo, com máximas de 24 e 26 graus, respectivamente. Na segunda e terça, 32 e 33 graus, mesmo com chuva nos dois dias. Essa queda no fim de semana é meio inexplicável.

Para o Climatempo, máxima diminui para 27 graus na segunda-feira “com chuva a qualquer hora”. Em compensação, na terça, vai pra 39 graus!

O Simepar prevê que a terça-feira seja um pouco menos “caliente”, com 27 graus. E, de quarta em diante, máximas voltam ao “normal”, acima dos 30 graus.

VIAGEM REFRESCANTE

No que apostar? Eis a questão. Precisamos de mais chuva, isso é fato. E uma refrescada cairia bem. Pra chuva, há esperanças, pelo que a maioria dos meteorologistas indica.

Pra refrescada, talvez seja preciso viajar para Guarapuava, onde fazia 12 graus na manhã desta quinta-feira, 9. Ou para Ponta Grossa, com 10 graus.

Ou ainda Curitiba, onde a máxima às 11h30 era de menos de 20 graus. Sem a cobrança de pedágios, vai ter mais gente disposta a encarar tempos frescos em outras paragens? Talvez. Mesmo que seja apenas no caminho para as praias.

Só que mesmo nas praias do Paraná não haverá, nos próximos dias, temperaturas de verão. Para Guaratuba, por exemplo, a previsão é de que a máxima vai oscilar entre 23 e 28 graus. Com chuva quase diariamente.

PROGRAMAÇÃO DE NATAL

Como a gente misturou clima e Natal, virou clima natalino. E Foz, este ano, está com uma bela festa aberta à população e aos turistas: o Natal de Águas e Luzes, no Gramadão da Vila A, no Praça da Paz, na Praça do Mitre e em outros pontos.

Pra esta quinta, a novidade é a Parada de Natal, um desfile na Avenida Jorge Schmmelpfeng com o Papai Noel como destaque.

Leia mais:

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

-->