Depois dessa boa chuva, vem aí mais um longo período de estiagem

Não dá a impressão que a planta está feliz e que são lágrimas de alegria? Sei lá, até parece isso... Foto CDB

Previsão é unânime. Chuva termina e voltam os dias de sol e de temperaturas altas, em Foz do Iguaçu.

Aproveite bem este sábado de chuva, em Foz do Iguaçu. Bom pra relaxar, dormir, pra tomar um vinho ou simplesmente olhar a alegria das plantas, surpresas com o clima agradável dos últimos dois dias.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Ao contrário das chuvas de janeiro, rápidas e sem melhores consequências, esta de fevereiro foi especial: contínua, leve e sem provocar estragos, desmentindo os avisos do Instituto Nacional de Meteorologia, que divulgou – e mantém – alertas laranja para temporais e aguaceiro, em Foz.

A temperatura neste sábado não deve passar dos 28 graus. Máxima de terra civilizada, diriam os críticos do calor senegalesco que enfrentamos durante todo o mês passado.

Calor e seca. De acordo com o Inmet, as precipitações acumuladas em janeiro chegaram a apenas 78 milímetros, menos da metade do histórico de chuvas para o mês.

E o Simepar ainda diminui o acumulado para pouco mais de 60mm. Mas a diferença se explica: depende do local onde está a estação em que são recolhidos dados sobre o tempo. Como são chuvas de verão, há locais onde caem mais e outros onde escasseiam.

Mas fica a questão mais séria, das poucas chuvas, que prejudicaram lavouras e jardins.

EM FEVEREIRO

Neste novo mês, o tempo começou igual a janeiro, mas agora deu esta virada que parecia promissora. Mas, infelizmente, tem prazo curto pra acabar: já neste domingo.

É o que preveem Simepar, Inmet, Climatempo, CPTEC/Inpe, AccuWeather e Sistema Faep. Portanto, previsão unânime.

É unânime também o prognóstico de que a semana inteira será assim, sem chuvas. E com temperaturas voltando ao normal pra estação, isto é, na casa dos 30 e tantos graus.

Os serviços meteorológicos com previsão estendida para mais dias indicam que volta a chover só no dia 16, uma quarta-feira, como informam Simepar e Sistema Faep.

Talvez nem isso: até dia 17 não há sinais de chuva no site do CPTEC/Inpe e nem do AccuWeather.

Só o Climatempo diz que pode chover já nesta quarta-feira, dia 9. “Pancadas de chuva à tarde e à noite”. Está sozinho. De qualquer forma, depois dessa possibilidade, outra só vai aparecer no Climatempo na quinta-feira, dia 17. E dá-lhe seca!

RIOS SOFREM

Sofrem as plantações, sofrem os rios. No mapa com os níveis dos rios paranaenses, prolifera o vermelho, que indica cota abaixo do normal. De todos os pontos monitorados, pouco mais que meia dúzia têm o triângulo verde, de nível normal ou acima.

O mapa é publicado toda quinta-feira pelo Instituto Água e Terra no site Hidroinfoparana

O Rio Paraná, em que as chuvas no Estado têm menor influência sobre o nível, está na cota 82 metros acima do nível do mar em Guaíra, quando a normal seria de 137 metros.

Já na Ponte da Amizade, está neste sábado na cota 94,16 metros acima do nível do mar, quase 11 metros acima da normal. E deve baixar para 92,76 metros na segunda-feira, 6, de acordo com a Divisão de Hidrologia de Itaipu.

LEMBRANDO…

Sobre previsão do tempo, vale lembrar que, no Brasil, é pouco precisa devido a alguns problemas sérios, como já publicado aqui no H2FOZ.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.