Inmet divulga alerta amarelo para temporais em Foz, neste domingo

Esta foto é de quinta-feira, 25, quando houve alerta laranja para temporais. E houve tempestade, mas sem consequências. Foto Patrícia Iunovich

Chuva é confirmada por vários serviços de meteorologia. Um dele também fala sobre possibilidade de temporal.

O Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet alerta sobre a possibilidade de ocorrência de tempestade, em Foz do Iguaçu, ao longo deste domingo, 28. O Sistema Faep, embora não preveja chuva, também divulga o alerta do Inmet.

Veja o que diz o Inmet:

Inmet publica aviso iniciando em 28/11/2021, às 9h12. Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo.

Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Instruções

Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda.

Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

O mapa do Inmet onde pode haver temporais inclui partes do Mato Grosso do Sul, Parana e Santa Catarina, além de todo o Rio Grande do Sul.

OUTROS SERVIÇOS

Para o Simepar, probabilidade de chover em Foz é de 85%; para o Climatempo, de 90%. Já o CPTEC/Inpe reduz a chance de chuva para 60% e o AccuWeather diminui ainda mais, para apenas 50%.

O Tempo Agora prevê 16 milímetros de chuva, neste domingo. E o AccuWeather, embora com chance baixa de chover, informa que esta possibilidade inclui tempestade.

SEMANA SECA

Com exceção do CPTEC/Inpe, que tem previsão de chuva pra segunda-feira, 29 (90% de possibilidade), todos os demais serviços indicam secura total para a semana inteira.

Se confirmados os prognósticos da maioria dos serviços, os primeiros quatro dias de dezembro, pelo menos, serão sem chuva.

Quanto às temperaturas, não devem sofrer grandes alterações, permanecendo como foi ao longo desta semana: dias de muito calor e, um ou outro, com ligeira queda, para menos de 30 graus. Depois de quarta-feira, máximas podem ir além de 34 graus.

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

-->