Meteorologia erra sempre? Quase. Mas uma coisa sempre acerta, pra Foz

Até as plantas cultivadas em vasos externos pedem chuva. Já não aguentam mais a "molhadinha". Foto CDB

É nas temperaturas. Todos os serviços garantem máximas acima de 30 e pouco abaixo de 40 graus.

É curioso, embora um pouco triste, verificar o que previam os vários serviços de meteorologia, para Foz do Iguaçu, e o que de fato ocorreu. A última previsão divulgada pelo H2FOZ foi na quarta-feira, dia 16. Vamos ver os erros e acertos e o que mudou de lá pra cá.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Na quarta-feira, o Simepar indicava possibilidade de chuva na quarta-feira da próxima semana, dia 22. Na previsão deste sábado, a chuva foi agora pra sext-feira, 25.

O Inmet anunciava “possibilidade de chuva isolada para quarta, sexta e sábado desta semana. Hoje, ainda a conferir. Nos outros dois dias, não caiu nem uma gota. Agora, o Inmet prevê pancadas de chuva e trovoadas isoladas na segunda e terça-feira, e pra quarta “encoberto com chuvisco”.

O Climatempo quase coincidia com o Inmet: indicava “pancadas de chuva à tarde e à noite”, de quarta a domingo. Hoje chove? Talvez. Amanhã? Talvez. Mas não se viu absolutamente nada na quarta, quinta e sexta-feira. Esta mesma previsão, de pancadas de chuva, vale agora pra domingo, segunda, terça e quarta-feira.

Para o CPTEC/Inpe, haveria chance de chover no domingo, pela previsão de quarta-feira. Hoje, mudou. Não chove nem amanhã e nem a semana inteira.

O Sistema Faep dizia que havia 33% de chance de chover no domingo. Agora, a chance é zero. O percentual de possibilidades é de 38% na segunda, 60% na terça, 28% na quarta, 35% na quinta e de 100% na sexta-feira. Impressionante!

Mas a previsão de hoje é totalmente diferente do que dizia na quarta-feira: depois dos 33% de chance no domingo, a possibilidade de chover subiria para 48% na segunda (diminuiu), 65% na terça (diminuiu), 86% na quarta (despencou) e 100% na quinta-feira (despencou, também). Depois, seca geral (agora, chove na sexta).

O AccuWeather, na quarta-feira, antevia quase que apenas dias secos pela frente, com possibilidade de “algumas pancadas de chuva” na segunda-feira. Esta possibilidade – “uma pancada de chuva” – ficou agora pro domingo.

Todos erraram? Uns mais, outros menos. No que acertaram, indubitavalmente, foi nas temperaturas, que se mantiveram sempre acima dos 30 e pouco abaixo dos 40 graus. Não é muito difícil prever isso.

E assim seguirão dias afora, para azar das plantas. E nosso.

Esta planta é a primavera, ou buganvília. Gosta muito de sol. Mas, claro, uma boa chuva cairia bem. Foto: CDB

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.