Não é só em Foz. Paraná registra recordes históricos de temperaturas

Quanto mais perto da água, melhor. Foto José Fernando Ogura/AEN

Mas o paranaense terá um “refresco” a partir de quinta-feira, 27, segundo o Simepar.

O mapa do Paraná registrou temperaturas acima dos 40°C durante este fim de semana. No sábado e no domingo, houve registro de temperaturas máximas que não apareciam há meses no Estado e também recordes históricos.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

O calor se mantém e segue até quinta-feira (27), quando a atuação de uma frente fria é esperada no Estado. Os dados são do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Curitiba bateu o recorde do ano neste domingo (23): 33,1°C foi a temperatura mais alta registrada na cidade desde setembro de 2020.

Ainda no domingo, no Oeste do Estado, São Miguel do Iguaçu igualou o maior número de sua história: 40,6°C, registrado em setembro de 2020. Em Loanda, no Noroeste, fez 41°C no sábado (22), o maior valor registrado na rede de estações meteorológicas.

Em Altônia (Norte), Palotina (Oeste) e Capanema (Sudoeste) o calorão se aproximou do recorde histórico. Na primeira houve registro de 40,1°C, contra 41,3°C de máxima.

Na segunda, a diferença foi de apenas 1,2° C (de 40,8°C no domingo para 42°C de máxima histórica). Na terceira, houve registro de 40,2°C, contra 42°C de recorde.

CALORÃO CONTINUA

Tempo continua assim até quinta-feira, 27. Mas será que vai refrescar também em Foz? Foto José Fernando Ogura/AEN

E a semana segue quente no Paraná. A segunda-feira (24) amanheceu com tempo mais seco e estável.

“As temperaturas seguem elevadas, com valores que já ultrapassam os 24°C na Capital. No Oeste/Noroeste, temperaturas acima dos 30°C também já são registradas”, disse a meteorologista Lidia Mota, do Simepar.

As regiões Oeste, Noroeste e Sudoeste vão se aproximar dos 40°C na tarde desta segunda-feira e chuvas bem típicas de verão – rápidas e pontuais – podem ocorrer no Centro-Sul, Sudoeste, Oeste e Noroeste, inclusive com possibilidade de ventos mais fortes.

Na Capital e no Litoral, a máxima deve chegar a 32°C. O pico será de 31°C nos Campos Gerais;
34°Cno Sudoeste; 36°C no Oeste; e no Norte e Noroeste segue acima dos 36°C em Maringá e 35°C em Londrina, segundo os meteorologistas do Simepar.

Na quarta-feira (26), o tempo segue mais abafado favorecendo a ocorrência de pancadas de chuvas. Entre quinta e sexta (27 e 28), a previsão do Simepar é de que a aproximação de uma frente fria reforce a condição de tempo instável, com possibilidade de desenvolvimento de alguns temporais.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Assessoria

Este texto é de responsabilidade de assessoria da imprensa institucional e/ou empresarial. Veja mais conteúdo do autor.