Risco de temporal em Foz continua até 11h desta sexta-feira, 11

"Preju" na casa da Vila Yolanda: o vento derrubou o vidro central da sacada. Foto: Patrícia Iunovich

É alerta laranja, que significa perigo. Pode chover e ventar com intensidade.

Chegou depois do horário previsto pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mas veio: o temporal atingiu Foz na tarde desta quinta-feira, 10, com rajadas de vento que provocaram queda de galhos e alguns estragos, embora nada de grave que tenha chegado ao conhecimento da Defesa Civil.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

E faltou luz em alguns bairros, como na Vila Yolanda, onde demorou cerca de duas horas para voltar.

A previsão é que o temporal chegaria entre 1h da madrugada e 10h desta quinta, mas o tempo fechou mais para o final da tarde.

Mas vale lembrar: outro alerta laranja de temporal foi emitido pelo Inmet, agora valendo também da madrugada desta quinta até as 10h de sexta. Ventos intensos e muita chuva podem provocar corte de energia elétrica, a exemplo do que ocorreu hoje, queda de árvores e alagamentos.

O alerta do Inmet vale para todo o Sul do Brasil. Em Foz, o Inmet prevê chuva diariamente, pelo menos até segunda-feira, 14, último dia da previsão alongada.

CHUVA GARANTIDA

O Simepar indica chuva de quinta até domingo, 13. O acumulado nestes quatro dias pode chegar perto de 50 mm, o que é razoável. E a temperatura finalmente deixa as alturas, para ficar com máxima de 23 graus nesta sexta, 26 no sábado e 28 no domingo.

Também o Inmet vê temperaturas mais amenas. Na sexta, ainda vai para 33 graus, mas sábado e domingo ficam em 26 graus.

Na mesma linha do Simepar, o Sistema Faep aponta chuva até domingo, com queda na temperatura nos dois últimos dias da semana: 23 graus no sábado e no domingo.

Chuva até domingo, “a qualquer hora”, está no prognóstico também do Climatempo. Da mesma forma, prevê que a temperatura vai ceder, mas não tanto como os demais: 29 graus na sexta, 28 graus no sábado e 29 graus no domingo. Mas diferente dos dias anteriores, em que variou acima de 30 e quase perto de 40 graus.

Pela previsão geral, as águas de março devem mesmo fechar o verão, que termina daqui a apenas 10 dias. Haverá chuvas mais regulares ao longo do mês, de acordo com o Simepar, o Climatempo e o Sistema Faep.

Fim da estiagem? Há sinais. Bons sinais.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.