Educação na sociedade do conhecimento
José Afonso de Oliveira
Vive o mundo globalizado o que se denomina como sendo a sociedade do conhecimento. Isso é dito, com toda a clareza, indicando que o conhecimento é hoje a chave do sucesso das sociedades consideradas desenvolvidas.
Isso também quer dizer, do ponto de vista negativo, que sociedades que não alcancem o conhecimento para todos os seus cidadãos estarão à margem de qualquer possibilidade de enriquecimento, seja ele para alguns ou para todos.
Já no século 19, Emile Durkheim falava sobre a importância da educação para a formação da sociedade e afirmava, com base na divisão social do trabalho, que a educação era um instrumento eficaz para colocar cada pessoa dentro do seu contexto social, ou seja, recebendo as características de sua classe social.
Atualmente a educação tem de trabalhar com todos os modernos sistemas informatizados disponíveis, que vão de celulares, passando por computadores mais possantes, até computadores quânticos, que já começam a ser trabalhados.
“Entender que o conhecimento está inserido em determinados contextos históricos e geográficos será algo muito significativo para poder entender a importância dele em todas as sociedades.”
Isso vai implicar primeiramente um grande envolvimento dos professores e, mais ainda, dos alunos. Vai gerar um clima de entusiasmo que é muito próprio do descobrimento do ato de conhecer qualquer coisa.
Também vai exigir grandes doses de criatividade porque tudo isso está para ser organizado, praticamente, partindo ainda do nada. É preciso ser construído, mas com absoluta certeza esse é o caminho para a educação, tanto no presente e, mais ainda, no futuro próximo.
Ver os nossos alunos experimentarem todo o conhecimento que vão adquirindo e buscando será um ato de extrema felicidade para eles e, consequentemente, para a sociedade como um todo.
As várias linguagens disponíveis numéricas na matemática ou mesmo tradicionais nos vários idiomas serão aprendidas com grande facilidade, pois os alunos irão perceber a sua dinâmica e grande importância. Daí que sem elas pouco ou nada podemos avançar no desenvolvimento do conhecimento
Entender que o conhecimento está inserido em determinados contextos históricos e geográficos será algo muito significativo para poder entender a importância dele em todas as sociedades.
Claro tudo isso é um novo mundo que se descortina, mas vai deixando para trás as escolas tais como as conhecemos hoje ainda.
* José Afonso de Oliveira é sociólogo e professor universitário em Foz do Iguaçu.
Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA
É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.