Ensino superior em Foz do Iguaçu

O ensino superior em Foz do Iguaçu é relativamente recente, pois data de 1979 o funcionamento dos primeiros cursos na cidade. Feito de uma forma meio que improvisada, mas que permitiu que hoje o município pudesse contar com praticamente a existência de todos os cursos superiores, alguns inclusive com mais de um curso da mesma categoria.

Isso significa um novo patamar para a cidade, projetando um novo futuro que já está sendo realizado à medida que novos projetos, em vários e diferentes setores, estão sendo implementados; e muitos outros virão, brevemente. A criação e o funcionamento de cursos superiores na atualidade que estamos vivendo, na qual o conhecimento é mais importante do que o capital para gerar novos segmentos produtivos, novas formas de relações sociais, são o sinal mais claro e evidente de que estamos avançando, e muito bem.

Em si mesmo, ele foi capaz de gerar toda uma infraestrutura bastante significativa, criando muitos empregos e abrindo sempre novas oportunidades. De outra forma, muitos alunos, em variados cursos, já estão alocados em vários segmentos sociais, realizando estágio para aperfeiçoamento de suas habilidades profissionais.

Mas tudo isso também acabou provocando um boom imobiliário na cidade, da mesma forma que setores de gastronomia sofreram grande expansão recentemente. Além de tudo isso, o consumo, em geral, foi ampliado, beneficiando grandes setores da sociedade.

Isso implicou também melhorias em outros setores educacionais para preparar alunos para ingresso e permanência nos cursos superiores.

Dessa forma estamos trabalhando seriamente para que, em curto espaço de tempo, possamos ter profissionais de várias áreas que possibilitem um novo degrau de desenvolvimento para a cidade, que já está chegando. É de se ressaltar que a ampliação dos cursos superiores, mesmo que mais lentamente, abre perspectivas para os jovens das várias camadas sociais, permitindo assim uma ascensão social que é muito significativa e bastante importante.

Há, claro, muito o que fazer, mas estamos trilhando um caminho muito seguro e bom para podermos investir, com pleno sucesso e empreendedorismo, que é hoje absolutamente essencial para o desenvolvimento de qualquer cidade.
Plantando para colher no futuro ao mesmo tempo em que já estamos colhendo o que foi plantado no passado recente.

* José Afonso de Oliveira é professor e sociólogo em Foz do Iguaçu.

________________________________

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do H2FOZ.

Quer divulgar a sua opinião. Envie o seu artigo para o e-mail [email protected]

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.