Grandes investimentos em educação

Foto: Agência Brasil

Prof. José Afonso de Oliveira – OPINIÃO

Os maiores investimentos realizados em Foz do Iguaçu foram feitos no setor de prestação de serviços na área da educação. Independentemente de público ou privado, pois esse é um aspecto puramente administrativo, já que, pela atual Constituição, a educação é uma questão republicana.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

A escolarização infantil, mantida pelo município, ganhou, nos últimos anos, grandes e importantes investimentos, sendo, por isso mesmo, considerada uma das melhores do Brasil, de acordo com o sistema de avaliação do Ministério da Educação.

A constituição e a entrada em funcionamento da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) representam o maior investimento realizado na cidade com um orçamento anual bastante significativo, incrementando também boa parte da economia de nossa cidade.

De forma semelhante, as universidades particulares, também com bons orçamentos, têm grande significado na evolução econômica de Foz do Iguaçu.

Mas, acima de tudo isso, as nossas universidades formam cidadãos aptos para o trabalho, em vários e diferentes setores de alto conhecimento científico/tecnológico, além do desenvolvimento da ciência com relevantes pesquisas e com uma extensão muito significativa, atendendo às demandas da sociedade.

Recentemente, com a pandemia que vivemos, estudantes e profissionais da faculdade de Medicina da Unila, dos cursos de Enfermagem da Unioeste e de faculdades privadas puderam prestar um serviço de alta qualidade e de grande necessidade naquele momento, salvando inúmeras vidas.

Também nos níveis do conhecimento tecnológico muito está desenvolvendo-se na cidade, criando mesmo um clima reinante com o qual as famílias não têm mais a necessidade de enviar seus filhos para estudar em cidades distantes. De alguma maneira, essa situação hoje é reversa, recebendo a cidade estudantes oriundos de outras localidades, inclusive de outros países.

É preciso ampliar os recursos para o pleno desenvolvimento de todo esse setor muito dinâmico da nossa economia, com a finalidade de preparar e desenvolver novos conhecimentos científicos/tecnológicos de fundamental importância e relevância para a nossa cidade neste momento que estamos vivendo, já pensando também em nosso futuro próximo.

* José Afonso de Oliveira é professor e sociólogo em Foz do Iguaçu.
________________________________

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do H2FOZ.

Quer divulgar a sua opinião. Envie o seu artigo para o e-mail [email protected]

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Professor Afonso

José Afonso de Oliveira é professor e sociólogo em Foz do Iguaçu. E-mail: [email protected] Veja mais conteúdo do autor.