Mundo das comunicações
* José Afonso de Oliveira
O atual mundo globalizado nos possibilita infinitas formas de comunicação partindo daquilo que é hoje uma nova realidade, qual seja estarmos em nossas casas e simultaneamente em qualquer parte do planeta.
Essa possibilidade, que é inédita, coloca-nos em duas diferentes maneiras de nos comunicar: uma presencial, aquela em que estamos efetivamente presentes, e outra virtual, o que significa estarmos presentes por meio da intermediação de algum instrumento de informática.
Tudo isso faz com que o mundo, o qual supostamente era imenso, possa transformar-se numa realidade inteiramente nova, partindo do pressuposto da instantaneidade das imagens que estamos produzindo mundo afora.
O que estamos fazendo desde conferências simultâneas com várias pessoas em áreas distintas do planeta até visitas aos países mais conhecidos, sem que precisemos sair de casa, é algo sensacional.
Novas perspectivas se abrem ao conhecimento e à prática da medicina, na qual procedimentos médicos – mesmo cirúrgicos de alta complexidade – podem ser realizados em qualquer região do planeta conectando médicos em vários e diferentes hospitais em todo o mundo.
Ainda estamos apenas iniciando os procedimentos para a realização de projetos consistentes de educação a distância, permitindo uma aprendizagem muito eficiente com redução imensa de custos e com grande velocidade de procedimentos.
Aquilo que é característica básica da comunicação, qual seja a emissão de uma mensagem e o seu respectivo retorno, hoje pode ser realizado em distâncias mais variadas possíveis e em qualquer horário que possamos desejar. Não existem mais os limites de tempo e espaço que tanto marcam as sociedades até o presente momento. Eles estão sendo substituídos pelos equipamentos tecnológicos disponíveis por meio da utilização ampla da internet.
Claro que existem inúmeras dimensões de suas realizações causando um certo sufoco, pois o presente está sendo substituído rapidamente com grande eficiência, criando novas situações nas quais nem ousávamos pensar que pudessem virar realidade.
Tudo isso é o novo mundo que se descortina e que marcará a transição que estamos vivendo como uma mudança de época; quer dizer, profunda e muito radical.
* José Afonso de Oliveira é professor e sociológo em Foz do Iguaçu.
É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.