O perigo do conflito entre Rússia e Ucrânia
Prof. José Afonso de Oliveira – OPINIÃO
A crise e a guerra atual entre a Rússia e a Ucrânia são muito perigosas. Desde o final da Segunda Guerra Mundial, nunca nações equipadas com bombas nucleares chegaram ao ponto a que estamos assistindo.
Antes de qualquer outra consideração, a guerra é sempre uma tremenda irracionalidade que não tem nenhuma justificativa plausível.
O presidente Biden alega que a invasão da Ucrânia é algo muito sério e preocupante. Sim. Mas Vladimir Putin governa com mão de ferro
há pelo menos 22 anos a Rússia, tendo conseguido a proeza de superar a grande crise iniciada há 30 anos com Gorbachev, sucessor de Boris Yeltsin, um alcoólatra que precipitou a total destruição da economia russa. Assim a Rússia chegou ao isolamento internacional, causando graves problemas para a sua população.
Nesses anos todos, os Estados Unidos exerceram sozinhos a sua hegemonia, tendo hoje mais de 650 bases militares mundo afora.
Agora eles enfrentam as consequências de dois grandes feitos militares: a invasão do Iraque e do Afeganistão, de onde tiveram de bater em retirada com a máxima urgência.
Com a globalização, o mundo inteiro entrou em rápidas e profundas transformações, afinal tudo tende a mudar velozmente.
É assim que o chamado mundo unipolar dos Estados Unidos, com sua incontestável hegemonia, entra em colapso pelo momento de novas hegemonias: a russa e a chinesa. Teremos então um mundo tripolar em que novas instituições devem ser criadas e outras tantas reformadas, a começar pela ONU, de sorte a termos uma paz duradoura.
Para que essa possa ser possível e viável, a indústria bélica deve ser duramente controlada ou mesmo, em extremo, desativada, e os recursos a ela destinados sejam utilizados para eliminar as desigualdades sociais com políticas públicas de educação, saúde, geração de empregos etc.
É fazer isso ou ficaremos todos amedrontados pela possibilidade muito real de guerras devastadoras até o extermínio da humanidade e do planeta.
* José Afonso de Oliveira é professor e sociólogo em Foz do Iguaçu.
Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do H2FOZ.
Quer divulgar a sua opinião. Envie o seu artigo para o e-mail [email protected]
Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA
É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.