Que tenhamos REALMENTE um Ano Novo

Avenida Paraná, em Foz do Iguaçu - Foto: Marcos Labanca

Por José Afonso de Oliveira – OPINIÃO

Que agora em 2022 tenhamos realmente um ANO NOVO em que todos possamos ser muito mais felizes. Para isso a crise que estamos vivendo deve ser superada com o esforço de todos nós afim de que não tenhamos mais desempregados, mendigos em nossas cidades, pessoas morando em nossas ruas, drogados expulsos de suas famílias sem qualquer tipo de atendimento.

Que a educação e a saúde sejam realmente para todos e que possamos ter políticas públicas de segurança para todos de sorte que a violência seja contida.

Que as mulheres brilhem com seus belos corpos e, mais ainda com as suas refinadas inteligências, com toda a sua grande sensibilidade e nunca tudo isso seja motivo para que possam ser desprezadas e, pior ainda, assassinadas. Não elas são tudo isso, e muito mais e, como todas as pessoas merecem e tem o direito sagrado à vida.

Que nossas crianças possam ser felizes em seus brinquedos, aprendendo a viver em sociedade, que lhe sejam mantidos os seus direitos e gozem de toda a proteção de seus pais, amigos, parentes e de todos nós.

Que não tenhamos essa sociedade que temos agora, fortemente marcada por grandes desigualdades onde uns com tanto se dão ao luxo da ostentação de suas riquezas e outros vicejam na mais absoluta miséria. Não essa não é nunca a sociedade que queremos e almejamos.

Que possamos ter sim uma política em que todos nós estejamos engajados para podermos viver muito melhor, sem rancores, sem ódios, mas tendo a clara convicção e vivência de uma aproximação, cada vez maior com todos os que convivem neste momento conosco e que possamos sim caminhar juntos para uma sociedade muito melhor.

Este ano que estamos iniciando será de grandes definições onde todos nós seremos chamados a nos posicionarmos frente a uma série de questões que nos afetam, direta ou indiretamente e não tenhamos medo de sermos muito felizes, assumindo as nossas atitudes e opções.

Que 2022 seja o ano marcante de uma nova etapa de vida para todos nós, muito mais plena e consciente e que possamos todos estarmos envolvidos nas melhorias que desejamos para nós e para todos que vivem esses momentos conosco.

* José Afonso de Oliveira é professor e sociólogo em Foz do Iguaçu.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do H2FOZ.

Quer divulgar a sua opinião. Envie o seu artigo para o e-mail [email protected]

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Professor Afonso

José Afonso de Oliveira é professor e sociólogo em Foz do Iguaçu. E-mail: [email protected] Veja mais conteúdo do autor.