Avenida Brasil é a principal via comercial de Foz do Iguaçu - Foto: Marcos Labanca

Revitalização de Foz do Iguaçu

Prof. José Afonso de Oliveira – OPINIÃO

Vi alguma coisa referente à possível revitalização de Foz do Iguaçu. Mais especificamente sobre a realização de obras na Avenida Brasil, praticamente o centro de nossa cidade.

Primeiramente penso que isso foi feito há cerca de apenas 15 anos, portanto acredito serem desnecessárias novas obras nessa via central, até porque existem outras prioridades – e muito mais urgentes.

O que realmente acabou ocorrendo é que a chegada de dois shoppings centers alterou profundamente o comércio na cidade toda, de uma forma muito especial na sua área mais ao centro.

Os shoppings têm várias lojas, bancos, restaurantes, enfim, tudo de que possamos necessitar, além do que, e isto é bastante importante, trata-se de um espaço de uma nova convivência, onde as pessoas circulam em lojas espelhadas.

Também decorrente das questões de trânsito, hoje acentuadamente fortes, dispõem de pátios de estacionamento, o que facilita, e muito, todos os possíveis deslocamentos.

Mas já estamos novamente assistindo à chegada de mais alternativas de comércio, todas elas atreladas à informática com entregas domiciliares. O chamado e-commerce é uma realidade que está em franco crescimento, por conta também da pandemia, e que veio para ficar, definitivamente.

A revitalização de Foz do Iguaçu passa, obrigatoriamente, pela introdução da informática em todos os equipamentos turísticos da cidade. Primeiramente atendendo agências de turismo, companhias aéreas, rodoviárias, enfim, algo que já está sendo realizado, não se esquecendo aqui do setor hoteleiro.

Porém é preciso avançar, permitindo a todos os agentes de turismo que possam atender com presteza e eficiência na recepção de nossos turistas. Eles não podem ficar esperando atendimento de quem estiver nos locais, seja de qual grupo empresarial for. Deve-se atender imediatamente e depois resolver as questões porventura pendentes.

Da mesma forma nos hotéis é possível passar as informações sobre todos os atrativos turísticos, compras na Argentina e no Paraguai, via a própria rede de TV instalada nos quartos, bastando para tanto criar-se um canal exclusivo de televisão para essa finalidade.

Sendo a atividade turística o centro de nossa economia, ela deve motivar para outras atividades culturais, artesanais, entre outras, de sorte a termos mais turistas na cidade e por mais tempo.

*José Afonso de Oliveira é professor e sociólogo em Foz do Iguaçu.
Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do H2FOZ.
Quer divulgar a sua opinião. Envie o seu artigo para o e-mail [email protected].

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Professor Afonso

José Afonso de Oliveira é professor e sociólogo em Foz do Iguaçu. E-mail: [email protected] - Veja mais conteúdo do autor.

Professor Afonso tem 1 posts e contando. Ver todos os posts de Professor Afonso