Transporte coletivo: presente e futuro

Sendo uma concessão do poder público, indica que outros agentes não podem concorrer com esse serviço. Foto: Marcos Labanca.

Prof. José Afonso de Oliveira – OPINIÃO

É incrível, mas real, o transporte coletivo de Foz do Iguaçu conseguiu a proeza de ser trocado e está muito pior do que estava anteriormente. Só não vê isso quem não querer, especialmente os responsáveis por esse serviço na prefeitura.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Sendo uma concessão do poder público, indica que outros agentes não podem concorrer com esse serviço. Em segundo lugar, esse serviço se rege pelo bom atendimento das necessidades da população, entendendo a questão de preços, pontualidade, conforto e segurança.

Toda a cidade fica dependendo desse serviço, com as características que lhe são próprias e mencionadas acima. Portanto é do interesse de todos os cidadãos, e não apenas daqueles que utilizam o transporte coletivo, que esse seja realizado dentro dos padrões que devem ser claramente explicitados, de sorte que o não atendimento possa simplesmente permitir a rescisão por parte da prefeitura.

Aqui sempre fica um questionamento sobre por que, em outras cidades ou na maioria delas, o transporte coletivo funciona, e muito bem, enquanto por aqui é muito deficiente – e não pode, de forma alguma, continuar funcionando como vem acontecendo até agora.

Além do mais, o número de passageiros transportados diariamente vem caindo assustadoramente, quer porque as passagens estão muito caras, quer, principalmente, pelas deficiências verificadas pelos usuários, os quais buscam assim outros meios para atender às suas necessidades.

Portanto melhorar o sistema de transporte coletivo significa, para o presente e futuro, ampliar a sua oferta, transportando mais pessoas diariamente, tornando assim um serviço eficiente e com lucratividade muito boa.

Finalmente, e não menos importante, sendo a economia da cidade assentada grandemente na prestação de serviços turísticos, temos a obrigação de dispor de um transporte coletivo de excelência, até porque ele passa a ser muito utilizado pelos turistas que estão na cidade. Isso acontece em outras cidades turísticas onde o atendimento aos visitantes tem níveis de excelência também por conta do setor de transporte coletivo.

É urgente uma melhoria desse serviço, pois o que vimos no último mês foi terrível, com grande prejuízo para a cidade e uma penalização para todos os usuários, e isso não pode continuar indefinidamente, tem de ser solucionado imediatamente.

* José Afonso de Oliveira é professor e sociólogo em Foz do Iguaçu.
________________________________

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do H2FOZ.

Quer divulgar a sua opinião. Envie o seu artigo para o e-mail [email protected]

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Professor Afonso

José Afonso de Oliveira é professor e sociólogo em Foz do Iguaçu. E-mail: [email protected] Veja mais conteúdo do autor.