Viva Foz do Iguaçu!

Cidade esta que a natureza acolhe - Foto: Alexandre Soto #FotoEquipeCataratas
Siga a gente no

Por Prof. José Afonso de Oliveira – OPINIÃO

Isso mesmo, VIVA FOZ DO IGUAÇU em seu aniversário, e somos todos, moradores e cidadãos desta belíssima cidade, muito, mas muito felizes mesmo.

O pronome possessivo “nossa” identifica todos nós como felizes participantes desta grande e bela cidade. Cidade esta que a natureza acolhe – e nela temos o Parque Nacional do Iguaçu, a maior reserva natural de toda a Região Sul do Brasil.

Somos, de alguma forma, descendentes dos povos originários migrantes do Norte do Brasil, região amazônica de onde vieram para cá e constituíram a comunidade dos guaranis, de tão grandes e belas realizações.

Vivemos e, melhor ainda, convivemos com chineses que, do outro lado do mundo, para cá se deslocaram; árabes, que aqui vieram do longínquo Oriente Próximo para comercializarem e aqui deitam as suas raízes culturais e familiares.

Mas também somos membros da grande família latino-americana, com vários representantes em nossa sociedade, tanto quanto também com a Unila, que está projetando o presente e, mais ainda, o nosso futuro comum.

De todas as partes deste nosso imenso Brasil temos representantes em nossa cidade, permanentes, aqui vivendo, constituindo as suas famílias, trabalhando cotidianamente para podermos todos vivermos muito bem.

Nossos mais próximos, argentinos e paraguaios, de alguma forma se misturam com nossos moradores. Alguns decidiram viver na cidade, outros tantos vivem por aqui, mas permanecem morando em seus países originais. No entanto temos uma linha de transporte coletivo urbano única no país e talvez no mundo, que nos integra diariamente com as nossas cidades vizinhas de Puerto Iguazú e Ciudad del Este.
No nosso dia a dia criamos uma linguagem própria, o “portunhol”, que vai lentamente tornando-se meio de nossa comunicação. Nossas relações comerciais nos possibilitam realizar um câmbio de moedas automático, fruto de toda a nossa convivência diária.

Tudo isso e muito mais são os reais motivos de uma existência feliz de todos nós nesta cidade, que hoje está completando mais um ano, saudável e graciosa. Ela que nos encaminha para dias muito melhores e mais plenos, pois aqui vivemos em perfeita harmonia com a natureza e com todos os nossos diferentes.

________________________________________________________________

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do H2FOZ.

Quer divulgar a sua opinião. Envie o seu artigo para o e-mail [email protected]

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Professor Afonso

José Afonso de Oliveira é professor e sociólogo em Foz do Iguaçu. E-mail: [email protected] Veja mais conteúdo do autor.

-->