Votar é o mais importante ato da democracia

O maior bem que a sociedade possui é a democracia. Foto: Marcos Labanca

Prof. José Afonso de Oliveira OPINIÃO

Bem isso mesmo, o mais importante ato da democracia é votar porque indica, com a devida clareza, quem os cidadãos desejam colocar no poder para exercê-lo em favor de todos e não de apenas alguns.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Durante mais de 21 anos, no período da ditadura militar, os brasileiros – eu mesmo estou aí incluído – tiveram a proibição de votar em vários cargos, como para prefeito de nossa cidade, para governador do nosso estado e para presidente da República.

Todos os cidadãos têm a necessidade premente de manter objetivos a serem alcançados para toda a sociedade, e olha que a nossa é muito carente e precisa, urgentemente, de um bom governo que possa melhorar sensivelmente a vida de milhares de brasileiros que sobrevivem na mais extrema miserabilidade em nossas favelas e em nossas ruas, avenidas, praças e parques. Isso não pode permanecer e tem necessariamente de ser alterado.

É por conta de tudo isso e muito mais que a Constituição atual permite, felizmente, o voto para os adolescentes com idade superior a 16 anos de forma não obrigatória. Para ter esse direito é preciso acessar o tribunal eleitoral ou ir pessoalmente ao juizado eleitoral, que está localizado na Avenida Costa e Silva, solicitar o seu registro eleitoral e aí sim, apto para votar, comparecer no dia da votação e expressar o seu voto que é secreto, só interessando a você e a ninguém mais.

Esse direito de votar, que por 21 anos foi negado aos brasileiros, hoje tem essa modalidade para eleitores com idade de 16 anos, ou mais, de poderem exercer o direito de voto, e isso é muito bom para o cidadão e para a sociedade como um todo.

O maior bem que a sociedade possui é a democracia, que deve mesmo ser vivida em sua mais ampla totalidade, mas o ponto alto é exatamente o momento em que o cidadão expressa, livremente, a sua decisão por este ou aquele candidato a um cargo público.

É preciso ter em mente também que a eleição deste ano é para presidente da República, deputados federais, senadores, governadores de estado, deputados estaduais, ou seja, só não iremos votar para prefeitos e vereadores. Portanto as mais altas autoridades do país e dos estados da federação serão eleitas para exercerem o poder por período determinado e expresso na Constituição em vigor. Tire o seu título, você é cidadão.

* José Afonso de Oliveira é professor e sociólogo em Foz do Iguaçu.
________________________________

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do H2FOZ.

Quer divulgar a sua opinião. Envie o seu artigo para o e-mail [email protected]

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Professor Afonso

José Afonso de Oliveira é professor e sociólogo em Foz do Iguaçu. E-mail: [email protected] Veja mais conteúdo do autor.