Ainda não é para todos. Vacinação em Foz segue apenas para grupos prioritários

Para moradores em geral, dos 18 aos 59 anos, não chegou a vez de se vacinar, ao contrário do que dizem mensagens na internet.

Diferentemente da dose de exagero com que algumas notícias oficiais chegam à comunidade sobre a quantidade de imunizantes contra a covid-19 em Foz do Iguaçu, ainda não chegou a vez da vacinação para os moradores em geral, de 18 aos 59 anos. O medicamento segue sendo destinado apenas a públicos prioritários.

Leia mais:

“Apagão de dados”: doses para grupos prioritários superam em 36% as estimativas

A prefeitura veio a público reforçar esse alerta nesta segunda-feira, 31, depois que notícias falsas circularam em grupos de mensagens no final de semana. A gestão municipal também ressalta que agendamentos on-line indevidos para a vacinação devem ser cancelados, porque nos postos de aplicação ocorre a checagem e confirmação dos dados do requerente.

“Mesmo com a autorização do Ministério da Saúde, o município ainda precisa finalizar a vacinação nos grupos prioritários”, informa a assessoria da prefeitura “O Governo do Estado aguarda uma nota técnica orientando os municípios sobre a imunização deste público”, completa.

Quem está sendo vacinado em Foz do Iguaçu são pessoas com comorbidades e com deficiências, profissionais da educação e das forças de segurança, gestantes e puérperas com fatores de risco. Segundo o município, após a vacinação desses grupos, a imunização será estendida à população.

Na sexta-feira, 28, haviam sido aplicadas 91 mil doses da vacina em iguaçuenses. Foram 65.101 primeiras doses e 26.418 segundas aplicações. Foz do Iguaçu tem, portanto, pouco mais de 10% da sua população, de 258 mil habitantes, imunizada contra a covid-19.

Para os moradores em geral, as doses serão fornecidas de forma escalonada, iniciando pelas pessoas que têm 59 anos e avançando para as idades seguintes, relatou a Agência Municipal de Notícias (AMN).

Para quem tem dúvidas sobre o processo de vacinação, é possível obter informações nos meios oficiais, em http://vacinacao.pmfi.pr.gov.br/. Esse é mesmo canal para o agendamento da vacinação a pessoas dos grupos prioritários.

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.