Covid-19 mata mais duas pessoas em Foz. Veja também como está a vacinação

Dois iguaçuenses morreram nas últimas 24 horas, vítimas de covid-19, um de 64 e outro de 67 anos. No total, a doença já fez 741 óbitos.

A Vigilância Epidemiológica de Foz registrou nesta terça-feira, 20, outros 107 casos, aumentando o total do município para 33.140 pessoas infectadas, desde o início da pandemia. Dessas, 31.926 pessoas já estão recuperadas.

Dos novos casos, 96 estão em isolamento e outros 11 internados. Foz tem hoje 473 casos ativos, dos quais 161 são pacientes internados e os demais estão em isolamento domiciliar, com sinais e sintomas leves da doença.

A média móvel, depois de cair nas últimas duas semanas, está voltando a subir, No final de semana, estava estável, mas nos últimos sete dias até esta terça subiu para 82,26 casos por dia, bem acima da média móvel registrada na segunda-feira (74,14).

A ocupação de leitos de UTI, de segunda pra esta terça, voltou a oscilar. Desta vez, pra cima: estava em 68,8% e agora foi para 75,2%. A dos leitos de enfermaria diminuiu de 46% para 41,57%.

Dois indicadores de que a pandemia, duas semanas depois do período de lockdown, apresentou números razoáveis. Mas, duas semanas depois das festas de Páscoa, voltou a tendência de alta, embora distante dos índices de março.

VACINAÇÃO

Na segunda-feira (19), 3.120 pessoas receberam a segunda dose e completaram a imunização. Nesta terça (20), 1.470 idosos com 62 anos ou mais serão imunizados, na sede da Vigilância em Saúde e no Shopping Catuaí Palladium, em formato drive-thru.

Ao todo, Foz do Iguaçu recebeu 59.151 doses dos imunizantes e aplicou até segunda-feira (19) 45.589. Foram 32.827 de primeira dose e 12.762 de segunda dose.

A meta da Secretaria da Saúde é completar ainda este mês a vacinação dos idosos com 60 anos ou mais, para dar continuidade ao cronograma dos demais grupos prioritários. Depois disso, vai depender do envio de doses pelo Ministério da Saúde.

A estimativa populacional deste grupo (60 a 64 anos) é 10.400 pessoas, com base na campanha de imunização contra a Influenza do ano passado. Essa é a maior população entre os grupos de idosos no município. Em todo o Paraná, foram vacinadas mais de 39 mil pessoas entre 60 e 64 anos.

Agendamento on-line

Com o agendamento online da vacinação – tanto para a primeira, quanto para a segunda dose – o município conseguiu otimizar o serviço, facilitando a vida do morador e organizando os pontos de vacinação. As pessoas que não tiverem acesso à internet ou tiverem dificuldade em acessar o sistema devem procurar uma unidade de saúde para fazer o agendamento.

Através do site http://vacinacao.pmfi.pr.gov.br, além de agendar a vacinação, é possível ter acesso a informações sobre a campanha, tirar dúvidas sobre a imunização, acompanhar o vacinômetro e ainda enviar elogios ou sugestões sobre o atendimento.

Enquanto o município aguarda o envio de novas remessas dos imunizantes, o agendamento para a primeira dose está temporariamente suspenso.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.