Depois de 7 meses em queda, número de mortes por covid volta a subir em Foz

Com os 3 óbitos deste sábado (22), já são 9 em janeiro. Desde junho, cidade registrava diminuição de mortes mês a mês.

Foz do Iguaçu registrou neste sábado (22) mais três mortes em decorrência da covid-19. Com isso, são nove óbitos em janeiro, já superando os seis registrados em dezembro. Depois de sete meses em queda, os números mostram uma retomada no crescimento da curva de mortes na cidade.

Em janeiro, as vítimas foram três homens, com idade entre 36 e 84 anos, e seis mulheres, de 54 a 85 anos. Conforme informações da prefeitura, pelo menos as primeiras quatro vítima ainda não tinham o esquema vacinal completo contra a doença. Não houve esclarecimentos sobre a situação vacinal dos últimos três mortos.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Desde junho do ano passado, quando 133 vidas foram perdidas para a doença, os números vinham diminuindo mês a mês em Foz. O aumento tem relação com a explosão dos casos confirmados. Janeiro é de longe o mês com mais positivados desde o início da pandemia. Até este sábado, foram 12.098, mais do que o dobro do registrado em março do ano passado, pico até então, com 5.485 infecções.

Recorde de casos ativos e ampliação da infraestrutura hospitalar

Neste sábado (22), Foz do Iguaçu conta com 5.033 casos ativos de covid, ou seja, de pacientes que podem transmitir o vírus para outra pessoa. Esse número é o maior desde o início da pandemia. Desse total, 4.996 estão em isolamento domiciliar e 37 permanecem internados.

Devido a esse alto número, o município ampliou de 25 para 72 o total de leitos disponíveis de enfermaria para os casos de gravidade média. Em relação aos leitos de UTI, também houve um aumento, de 40 para 50, nos últimos dias.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Vacy Junior - H2FOZ

Vacy Alvaro é repórter e coordenador dos infográficos do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.