Fiocruz anuncia produção em larga escala de vacina contra a covid-19

Primeira linha em funcionamento está produzindo cerca de 300 mil doses por dia; entenda o processo.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou nessa segunda-feira, 8, o início da produção em larga escala no país da vacina Oxford/AstraZeneca , contra a covid-19. Uma linha em funcionamento produz 300 mil doses por dia, e outra está prevista para operar a partir desta semana.

De acordo com a fundação, a expectativa é chegar a um milhão de doses diárias do imunizante até o final deste mês. Em março, a Fiocruz pretende entregar 3,8 milhões de vacinas para a aplicação nos grupos prioritários da população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os lotes das vacinas produzidas passam por testes de qualidade. “Esses testes levam, em média, de 15 a 20 dias. Desta forma, as vacinas que serão produzidas esta semana serão liberadas em até 20 dias, a depender da conclusão desses testes, e assim sucessivamente”, informou a Agência Fiocruz de Notícias.

Desse modo, até 31 de março, somente será habilitada para entrega ao Plano Nacional de Imunizações a vacina produzida, no mínimo, 15 dias antes. “As demais doses produzidas em março só serão entregues no mês seguinte. Em abril, já vai haver um fluxo contínuo de produção e entregas semanais das doses produzidas duas semanas antes.”

A instituição relatou, também, falhas em um dos equipamentos da linha de envase. “O problema já foi superado, mas acabou por impactar também o cronograma de entregas para março. Em abril, o ritmo de produção será retomado e a estimativa de entrega passará a cerca de 30 milhões de doses”, frisou a fundação.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.