Foz do Iguaçu supera Cascavel em casos de covid-19

Taxa de letalidade e quantidade de pessoas consideradas recuperadas da doença são similares nas duas cidades.

Apoie! Siga-nos no Google News

Taxa de letalidade e quantidade de pessoas consideradas recuperadas da doença são similares nas duas cidades.

Com 10.293 diagnósticos positivos de covid-19, Foz do Iguaçu supera em número de casos a cidade de Cascavel, que tem 9.905 ocorrências da doença. Os dados fazem parte dos boletins epidemiológicos divulgados nesta segunda-feira, 9, pelos órgãos de saúde das duas localidades.

Os dois maiores municípios da Região Oeste foram motivo de comparação sobre a evolução e a capacidade de combate à doença, nos primeiros meses de epidemia. Ambas as cidades vêm flexibilizando as restrições sanitárias desde o fim da quarentena no Paraná, encerrada em 14 de julho.

Os dois municípios têm populações diferentes. Em estimativa deste ano, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atribui a Cascavel o total de 332.333 moradores, e 258.248 residentes em Foz do Iguaçu.

Das 9.905 pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus em Cascavel, 9.555 (96,46%) são consideradas curadas. Na cidade da fronteira, esse índice é um pouco menor. Dos 10.293 habitantes que contraíram o vírus, 9.838 (95,58%) estão curados, conforme o serviço de saúde local.

A taxa de letalidade da infecção causada pelo novo coronavírus é similar nas duas cidades. Em Cascavel, desde o início da pandemia, foram 167 mortes pela doença, taxa de 1,6%. Com índice um pouco menor, Foz do Iguaçu registra 155 pessoas que perderam a vida para a covid-19, o que dá um indicador de 1,51%.

Das 46 vagas em UTI ofertadas por três hospitais cascavelenses, 18 estão sendo ocupadas, taxa de 39%. Na enfermaria, das 59 camas, 26 estão sendo usadas, taxa de ocupação de 44%. O levantamento é do boletim desta segunda-feira.

Em Foz do Iguaçu, também na data de hoje (9), dos 75 leitos exclusivos de UTI para pacientes com covid-19, 49 estão ocupados, o que leva a uma taxa de 65%. Na enfermaria, das 64 vagas, 38 têm pacientes, perfazendo a taxa de ocupação de 59%.

Regionais de saúde de Foz e Cascavel

A 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu, com nove cidades e 403 mil moradores, é a que tem a maior incidência de covid-19 no Paraná, considerando o número de infectados para cada 100 mil habitantes: 3.595. Esse número faz parte do informe da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) de domingo, 8.

Por esse indicador, a 10ª Regional de Saúde de Cascavel, formada por 25 municípios e população regional de 547 mil, está na sexta posição, com coeficiente de incidência de covid-19 fixado em 2.175. Essa referência considera o total de confirmações da doença em relação ao número de habitantes.

Em número de mortes, ainda conforme dados epidemiológicos da Sesa, a microrregião que abrange o território iguaçuense ocupa a sétima colocação, com coeficiente de 51 – número de óbitos por 100 mil moradores. A região cascavelense está na oitava posição, com taxa de 40,9.

Coeficiente de incidência por regional de saúde: 

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde 


Coeficiente de mortalidade por regional de saúde:

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde 
LEIA TAMBÉM
1 comentário
  1. […] Leia também: Foz do Iguaçu supera Cascavel em casos de covid-19 […]

Comentários estão fechados.