Mais 390 mil vacinas contra a covid-19 serão destinadas ao Paraná

A nova remessa de imunizantes Covishield e Pfizer será toda para a primeira dose.

O Paraná deverá receber mais 390.190 vacinas contra a covid-19, todas para a aplicação da primeira dose, que serão remetidas pelo Ministério da Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a gestão estadual, com o imunizante serão ampliados os novos grupos prioritários.

Ainda sem data confirmada de envio, essa será a 21ª remessa ao estado. Estão previstas, conforme divulgou a Agência Estadual de Notícias (AEN), 352.750 doses de Covishield, desenvolvida no país pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a AstraZeneca e a Universidade de Oxford. O lote se completa com 37.440 unidades da Pfizer.

As doses de Covishield deverão ser para “pessoas com comorbidades e deficiência permanente e profissionais das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas”, informou a AEN. Também deverão ser incluídos profissionais portuários e do transporte aéreo.

Pela pauta de distribuição, conforme a AEN, a previsão é vacinar com esse lote:

– 304.077 pessoas com comorbidades/deficiências;

– 2.647 integrantes das forças de segurança/salvamento/Forças Armadas;

– 9.627 portuários; e

– 1.185 trabalhadores do setor aéreo.

O medicamento da Pfizer será destinado a 33.299 pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência. O restante das doses servirá de reserva técnica.

O Paraná recebeu, até o momento, 4,9 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Metade do grupo prioritário, que conta com cerca de 4,7 milhões de pessoas, já tomou pelo menos a primeira dose do imunizante, um total de 2,3 milhões pessoas; dessas, 1,1 milhão já completaram o esquema vacinal, tendo recebido duas doses.

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.