Segundo o presidente, ele não contraiu o vírus, apesar do contato com diferentes pessoas, graças aos cuidados que adota. Foto Agência IP

Paraguai torna obrigatório o uso de máscaras. Desobediência resulta em multas

O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, promulgou nesta terça-feira, 22, a lei de uso obrigatório de máscaras cirúrgicas, ante a emergência pela pandemia do coronavírus, informa a Agência IP.

A lei já havia sido aprovada pelo Senado e pelos deputados, a quem o presidente agradeceu porque “nos permitem ter uma nova ferramenta para enfrentar este desafio”.

Todas as pessoas com mais de 10 anos têm que usar as máscaras nos locais fechados, sejam públicos ou privado, bem como no transporte público, terrestre, marítimo e fluvial.

Abdo citou seu próprio caso como exemplo. Ele disse que não parou de trabalhar e ficou exposto ante diferentes pessoas em todos os locais onde compareceu para inaugurações de obras. “Até hoje não me alcançou o coronavírus, e isso se deve à aplicação rigorosa das medidas sanitárias”, disse o presidente.

Por isso, ele instou aos paraguaios que tomem os cuidados necessários, que incluem desde máscaras até a lavagem de mãos e o uso de álcool em gel.

O presidente alertou que, embora a intenção inicial seja não provocar impacto nas atividades econômicas, se continuar o aumento massivo de casos de covid-19 , o governo se verá obrigado a tomar medidas mais drásticas.

A lei promulgada hoje prevê multas pela desobediência, que podem variar entre 400 mil guaranis a 1,6 milhão de guaranis (entre R$ 300 e R$ 1.200).

LEI DE VACINAS

Em entrevista à imprensa, o presidente paraguaio também anunciou a promulgação da lei de vacinas, que pretende garantir acesso de toda a população à imunização contra o vírus.

“Temos uma equipe de trabalho focada para ter acesso às diferentes vacinas. (O grupo) está formado pelo Ministério da Saúde, Chancelaria e o próprio presidente da República, que está fazendo gestões com seus colegas e outras instituições que possam facilitar o quanto antes o acesso às vacinas para nossa população”, explicou.

Segundo o presidente, ele não contraiu o vírus, apesar do contato com diferentes pessoas, graças aos cuidados que adota. Foto Agência IP

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ tem 908 posts e contando. Ver todos os posts de Claudio Dalla Benetta - H2FOZ