A transmissão comunitária da variante foi confirmada no Paraná - José Fernando Ogura/AEN

Paraná tem mais cinco mortes e 49 casos novos da variante delta

As novas ocorrências foram em 15 cidades, uma delas na Região Oeste.

O Paraná registrou cinco mortes e mais 49 casos da variante delta do coronavírus, dos quais 13 são de sublinhagens do vírus. As confirmações, nessa quarta-feira, 1º, são da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a partir de sequenciamento genômico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O estado soma 95 ocorrências confirmadas da delta, 24 óbitos e 30 casos de sublinhagens. Os novos casos foram verificados em 15 cidades paranaenses, sendo uma delas Toledo, na Região Oeste, município que também registrou uma morte pela variante do coronavírus.

A delta é considerada motivo de preocupação no ranking adotado pelas autoridades de saúde. De acordo com a Sesa, os municípios são informados dos casos confirmados pela Fiocruz, recebendo dados e informações para que realizem a investigação epidemiológica.
O primeiro caso da variante delta no Paraná foi em 2 de junho, em Apucarana, em uma mulher de 71 anos. A Secretaria de Saúde confirmou a condição de transmissão comunitária dessa variação do coronavírus em 28 de julho.

Detectada na Índia, em outubro do ano passado, a delta apresenta mutações genéticas múltiplas e é denominada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) “variante de atenção/preocupação”, de acordo com a Sesa. Isso por alterar o comportamento do coronavírus e ser mais transmissível do que outras linhagens.

Os novos 49 casos foram registrados em: Paranaguá, Araucária, Colombo, Curitiba, Piên, Piraquara, São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Fernandes Pinheiro, Imbituva, Palmas, Cascavel, Guaraniaçu, Toledo e São João do Ivaí.

Os óbitos são de Curitiba (4) e Toledo (1), sendo três homens (31, 46 e 56 anos) e duas mulheres (51 e 66 anos).

(Com informações da Secretaria de Estado da Saúde)

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Paulo Bogler - H2FOZ tem 1283 posts e contando. Ver todos os posts de Paulo Bogler - H2FOZ

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.