Promotoria averigua lista de vacinados em Foz fornecida pela prefeitura

Objetivo é coibir “fura-fila”, examinando o cumprimento dos critérios que definem quem tem prioridade para receber o imunizante.

O Ministério Público do Paraná em Foz do Iguaçu fiscaliza a lista de vacinação contra a covid-19 no município fornecida pela prefeitura. O objetivo é averiguar se estão sendo cumpridos todos os critérios instituídos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação e suas versões estadual e municipal.

Leia também:

Plano de vacinação deve ser público para a população de Foz do Iguaçu

Denúncias de fura-fila da vacina no estado passam de 200 em uma semana

Conforme a promotoria informou ao H2FOZ, a lista reúne o nome da pessoa vacinada, faixa etária, local de trabalho, função e o profissional da saúde que aplicou o imunizante, o vacinador. O poder público atualiza diariamente essa relação, que é encaminhada do MPPR quando requisitada.

“O Ministério Público Estadual averígua a listagem fornecida pela Secretaria Municipal de Saúde com o objetivo verificar se houve o cumprimento de todos os critérios definidos pelo Ministério da Saúde por meio do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19, bem como pelos Planos Estadual e Municipal”, reportou o órgão.

“Há informações que alguns trabalhadores de saúde vacinados na primeira etapa da campanha não se enquadrariam nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde”, relatou o Ministério Público, por meio de nota. “Em especial porque não atuariam na “linha de frente da Covid-19”, completou.

Nos casos comprovados de “fura-fila”, a pessoa ficará suscetível a sanções no âmbito cível e criminal, esclareceu a promotoria. As primeiras etapas da campanha de imunização contra o novo coronavírus incluem grupos de profissionais de saúde, idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais.

De acordo com dados da prefeitura divulgados nesta quarta-feira, 16, foram vacinadas em Foz do Iguaçu 7.260 pessoas. A população iguaçuense foi estimada pelo IBGE em 258 mil habitantes.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.