Restrições no fim de semana: cidades da região definem medidas conjuntas contra a covid-19

Prefeitura de Foz do Iguaçu anuncia, para esta terça-feira, 11, decreto com as novas determinações.

Autoridades públicas das nove cidades que integram a 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu definiram medidas conjuntas na tentativa de conter novo avanço da covid-19. Entre as decisões, em reunião nesta terça-feira, 11, está a restrição total de atividades e circulação de pessoas no fim de semana, o lockdown.

Acesse o painel do H2FOZ com informações sobre pandemia em Foz do Iguaçu.

Leia também: Covid-19 em Foz tem novo avanço: 161 novos casos em 24 horas

Conforme a Agência Municipal de Notícias (AMN), o que foi discutido é baseado no modelo em vigor no mês de março em Foz do Iguaçu. Na ocasião, ocorreu o fechamento do comércio às 17h, aos sábados, e toque de recolher das 18h de sábado às 5h de segunda-feira.

“Cada município terá a liberdade de decidir os horários de encerramento do comércio. O decreto contendo todas as medidas que serão adotadas em Foz do Iguaçu será publicado ainda hoje no Diário Oficial”, informou a AMN.

Participaram da reunião com a chefe da 9ª Regional de Saúde, Iélita Santos, prefeitos e secretários de Saúde Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Matelândia, Medianeira, Missal, Ramilândia, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Serranópolis do Iguaçu.

Reunião foi realizada na cidade vizinha de Medianeira (PR) – Divulgação

Nas últimas 24 horas, Foz do Iguaçu registrou 161 novos casos da doença, conforme o boletim epidemiológico desta terça-feira. A média móvel está em alta na comparação com 14 dias passados, em 104 ocorrências diárias. Os casos ativos, com potencial de transmissão do vírus, somam 635.

A ocupação da UTI do Hospital Municipal Padre Germano Lauck permanece em 100%, com os 70 leitos em uso, sem previsão de ampliação da quantidade, conforme a equipe técnica. A unidade hospitalar atende moradores em situação grave das nove cidades da região.

Diferentemente de outros momentos da pandemia, agora, cinco escolas municipais de Foz do Iguaçu estão na segunda semana de aulas presenciais, com limitação de público a 30%. Outras nove da rede estadual na cidade retornaram no formato híbrido nessa segunda-feira, 10 – nos nove municípios da Região Oeste são 28.

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: bogle[email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.