Cemitério Jardim São Paulo - Foto: Marcos Labanca

Uma a cada três mortes por covid-19 em Foz do Iguaçu ocorreu em março

Mês concentra 222 dos 627 óbitos decorrentes da doença em toda a pandemia.

* Colaborou: Vacy Álvaro

Antes mesmo de terminar, março já é o período mais letal de toda a pandemia. Em Foz do Iguaçu, uma a cada três mortes decorrentes de covid-19 ocorreu neste mês, que soma 222 (35,4%) dos 627 falecimentos atribuídos à doença no município, conforme dados recolhidos até esta segunda-feira, 29, do boletim epidemiológico.

Veja o painel do H2FOZ com dados atualizados sobre a pandemia na cidade.

Com o crescimento exponencial do número de vidas perdidas, março registrou sucessivos recordes trágicos. Nos dias 15 e 21, 16 pessoas perderam a batalha contra a infecção provocada pelo novo coronavírus – o número mais alto informado em boletins diários. Nesse domingo e nesta segunda, foram 14 óbitos, o segundo maior patamar de mortes.

O elevado número de falecimentos ocorre no contexto do agravamento da pandemia. Coincide com o aumento de novos casos e a elevação da taxa de ocupação hospitalar, além de incluir outros componentes, como o “rejuvenescimento da pandemia” e a circulação de novas variantes do vírus.

Nos primeiros 29 dias deste mês, 5.304 moradores de Foz do Iguaçu foram diagnosticados com covid-19, superando o mês de dezembro, até então o que apresentava o maior número mensal de casos: 4.547. Em março, a média diária é de 182, e a média móvel, mais precisa, está em 133; queda na comparação com 14 dias atrás.

Em março, o número de leitos de UTI exclusivos para tratamento de covid-19 aumentou de 105 para 125. Ainda assim, no mês, a menor taxa de ocupação foi registrada no boletim desta segunda-feira: 93%. Com 111%, o dia 2 contabilizou o índice mais alto de utilização das vagas em unidades de terapia intensiva.

As pessoas estão morrendo por covid-19 cada vez mais jovens em Foz do Iguaçu. Em outubro de 2020, a média de idade era de 72,3 anos, a mais alta registrada. Em março, esse padrão etário baixou para 65,2 anos, sendo 65 anos entre mulheres e 65,8 anos de média dos falecimentos de homens.

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Paulo Bogler - H2FOZ tem 1177 posts e contando. Ver todos os posts de Paulo Bogler - H2FOZ