Vacina: Foz abre agenda para gestantes, puérperas e pessoas com síndrome de Down

Apoie! Siga-nos no Google News

Imunização contra a covid-19 será a partir desta quarta. Público com comorbidades, entre 55 e 59 anos, será vacinado na quinta.

Foz do Iguaçu abriu o agendamento on-line para vacinação contra a covid-19 em gestantes, puérperas – mulheres em período pós-parto de até 45 dias – e pessoas com síndrome de Down acima de 18 anos. Esse grupo será vacinado a partir desta quarta-feira, 5.

A imunização poderá ser feita em 20 unidades básicas de saúde (UBSs) localizadas em várias regiões do município. A partir desta quarta, também será vacinado quem tem problemas renais crônicos, nas clínicas onde é realizada hemodiálise. As gestantes e puérperas devem levar, no dia da vacinação, o cartão do pré-natal.

Nesta quarta-feira, a saúde municipal iniciará o agendamento para pessoas com comorbidades, entre 55 e 59 anos, e quem possui deficiência permanente e recebe Benefício de Prestação Continuada (BPC). Esse grupo receberá as doses na quinta-feira, 6.

“As pessoas com comorbidades terão que comprovar a doença para receber a vacina”, informou a Agência Municipal de Notícias (AMN). Quem já faz acompanhamento médico no Sistema Único de Saúde (SUS), suas informações constam no prontuário.

Demais integrantes do grupo com comorbidades devem apresentar atestado médico ou um formulário padrão preenchido por um médico. O documento estará disponível no site da prefeitura a partir desta quarta-feira.

A pessoa que “tiver câncer, for transplantado ou imunossuprimido – quando tem os mecanismos de defesa comprometidos – só poderá ser vacinado com a prescrição médica”, expõe a AMN. Essa orientação é do Plano Nacional de Imunização (PNI), segundo a prefeitura.

Fazem parte do grupo de comorbidades as pessoas com:

– diabetes;
– neumopatias crônicas graves;
– hipertensão arterial resistente (HAR);
– hipertensão arterial em estágio 3;
– hipertensão arterial em estágios 1 e 2 com LOA e/ou comorbidade;
– insuficiência cardíaca (IC);
– Cor pulmonale e hipertensão pulmonar;
– cardiopatia hipertensiva;
– síndromes coronarianas;
– valvopatias;
– miocardiopatias e pericardiopatias;
– doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas;
– arritmias cardíacas;
– cardiopatia congênita no adulto;
– próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados;
– doença cerebrovascular;
– doença renal crônica;
– imunossuprimidos;
– anemia falciforme;
– obesidade mórbida; e
– cirrose hepática.

A descrição completa das comorbidades está disponível no site: vacinacao.pmfi.pr.gov.br.

(Com informações da Agência Municipal de Notícias)

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.