Vacinação contra a covid-19 em Foz do Iguaçu: quando será a minha vez?

Até a última quinta-feira (18), o “Vacinômetro” da Prefeitura de Foz do Iguaçu apontava que 8.795 doses da vacina contra a Covid-19 haviam sido aplicadas na cidade, sendo 7.837 referentes à primeira dose e 958 à segunda dose, ou seja, o ciclo completo de imunização.

Para efeito de comparação, o número representa próximo de 4% da população total do município (estimada em 258 mil moradores). Importante frisar que alguns públicos não devem ser vacinados. Isso porque crianças e gestantes, por exemplo, ainda não são indicadas para o processo de imunização.

Em Foz do Iguaçu,  a atenção recai sobre o Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação, publicado no site da Prefeitura.  Apesar da sua importância, o documento não está na home. Para acessá-lo é preciso entrar em >Órgãos >> Secretarias >>> Saúde >>>> Publicações gerais >>>>Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação.

Até agora, quem recebeu a imunização foi grande parte dos profissionais de saúde; idosos acamados, que estão em Instituições de Longa Permanência e maiores de 85 anos; além de pessoas com doenças institucionalizadas.

O documento define a ordem de acordo com os grupos prioritários, porém sem datas definidas, já que a distribuição depende das esferas estadual e nacional. Este grupo é dividido em várias categorias, que juntas somam 52.173 pessoas, algo em torno de 20% da população.

Confira os grupos prioritários previstos no Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação:

Vacy Junior - H2FOZ

Vacy Alvaro é repórter e coordenador dos infográficos do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.