No acumulado, o estado tem agora 162 ocorrências e 38 mortes atribuídas à variante delta - Foto: AEN

Variante delta do coronavírus: saúde registra mais 26 casos e nove mortes

Ocorrências foram em 14 cidades do estado, incluindo dois municípios da região.

O Paraná registrou outros 26 casos e nove óbitos pela variante delta do coronavírus e suas sublinhagens. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nesta terça-feira, 14, após análise de sequenciamento genômico feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

No acumulado, o estado tem agora 162 ocorrências e 38 mortes atribuídas à variante delta. Os novos casos foram em 14 cidades, incluindo dois municípios na Região Oeste, que são Cascavel – com uma morte – e Toledo. As nove vítimas recentes são de pessoas com 5 a 80 anos.

Segundo o balanço da Sesa, foram sequenciadas 926 amostras, 391 aguardam resultado e, entre os sequenciamentos, 492 indicaram a variante P.1. Conforme a secretaria, o protocolo para os casos determinada que o órgão estadual acione as regionais de saúde.

Essas regionais “comunicam os municípios de residência (ou de notificação) dos casos confirmados para iniciarem a investigação epidemiológica”, informou a Secretaria de Saúde do Paraná. “Este processo inclui dados desde o início dos sintomas, a realização do exame, se houve internação e se o caso é considerado como cura ou óbito”, apontou.

Detectada na Índia, em outubro do ano passado, ela apresenta mutações genéticas múltiplas e é denominada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) “variante de atenção/preocupação”, de acordo com a Sesa. Isso por alterar o comportamento do coronavírus e ser mais transmissível do que outras linhagens.

“O 11 e o 7 de setembro na fronteira”
Guarê – Podcast do H2FOZ

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Paulo Bogler - H2FOZ tem 1283 posts e contando. Ver todos os posts de Paulo Bogler - H2FOZ

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.