Começa neste domingo quarta edição do Festival 3 Margens

H2FOZ- Denise Paro

Inicia neste domingo (22), às 20h30, via YouTube, a quarta edição do Festival 3 Margens Latino-Americano de Cinema. Serão seis dias de programação com a exibição de 30 curtas e longas que retratam histórias da América Latina e Caribe, com 20 deles concorrendo a prêmios.

Ajude o Festival 3 Margens 2020 – Arrecadação do evento, cujo trabalho é voluntário!

O festival será aberto com o longa Portunõl, da cineasta brasileira Thais Fernandes, que aborda o dialeto da região trinacional da Argentina, Brasil e Paraguai. Os longas-metragens foram selecionados para exibição e não participam da competição.

Serão seis dias de programação com a exibição de 30 curtas e longa

Os filmes são criação de produtoras independentes ou iniciativas individuais ou em grupo. Os 20 trabalhos que concorrem a prêmios foram selecionados entre 600 enviados ao festival. Haverá quatro premiações de melhor filme em diferentes categorias, um deles escolhido por voto popular, além de menção honrosa e prêmio de mixagem e som. Após as exibições, estão programados debates.

Diretor do festival, Mauricio Ferreira diz que o evento surgiu a partir da necessidade de fomentar o público e os próprios produtores de cinema. “Durante esses quatro anos, o festival promoveu encontros entre realizadores de várias partes da América Latina, responsáveis por estrear obras cinematográficas e promover tantos outros artistas que agora percorrem o mundo afora”, afirma. Ele considera o evento, divulgado em mais de 40 sites de notícias e com alcance de 90 mil pessoas em mídias sociais, um atrativo do turismo intelectual.

Encerramento da terceira edição no ano de 2019 em Puerto Iguazú (AR) – Foto: Arquivo Evento

Criado em 2017, o festival é uma realização da produtora 3 Margens Produções Cinematográficas. A direção artística é de Mauricio, e a coprodução é de Nicolas Portilho (Argentina). A Escola Belas Artes representa o Paraguai na organização do evento.

Realizada todos os anos, simultaneamente, em salas de cinema de Puerto Iguazú, Ciudad del Este e Foz do Iguaçu, neste ano a edição será on-line em razão da pandemia da covid-19.

Serviço:
Para acompanhar o Festival 3 Margens, acesse:
https://youtube.com/channel/UCTC4e4O81v2sgZGI3a_JiSA

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.