Está no ar a Jasy TV, o canal dos índios guaranis 

H2FOZ – Denise Paro 

A comunidade Fortin M’bororé, de Puerto Iguazú, Argentina, agora vai produzir as próprias notícias para o mundo. Na sexta-feira, dia 9, foi lançado o canal Jasy TV 13, o primeiro meio de comunicação televisivo de povos originários da América do Sul. 

Criada a partir da iniciativa de Basílio Salas, a TV terá transmissão pelo canal 13 e nas redes sociais a partir da próxima quarta-feira, 14. A produção de conteúdo ficará sob responsabilidade de Salas, que é diretor da TV, da repórter Gabriela Duarte e da cinegrafista Grasiela Moreira. Escolhidas por meio de concurso, ambas são da comunidade e fizeram curso de capacitação para atuar no canal. 
 

O canal trará informações sobre esporte, cultura, educação, além de filmes e documentários.

Salas conta que foram 18 meses de planejamento para lançar o canal. A proposta foi apresentada ao cacique Silvino Moreira, que acompanhou o projeto. A ideia é a de que 70% das pautas sejam relacionadas às comunidades indígenas, mas também haverá espaço para outros assuntos que fogem ao dia a dia dos guaranis. 

O canal trará informações sobre esporte, cultura, educação, além de filmes e documentários. Muitos dos assuntos estarão relacionados às seis aldeias situadas em Puerto Iguazú, nos idiomas guarani e castelhano.    

Para o cacique Silvino Moreira, o meio de comunicação é importante para o povo guarani porque poderá mostrar a realidade da comunidade. “Podemos mostrar uma realidade nossa e as necessidades da comunidade, não só o que é lindo”, diz. 

Estrutura montada na aldeia Fortin M’bororé, que reúne hoje 1.200 mbiás-guaranis.

Uma estrutura foi montada na aldeia, com cenários e equipamentos, para fazer a edição e as transmissões.  
A aldeia Fortin M’bororé reúne hoje 1.200 mbiás-guaranis em uma área de 225 hectares em Puerto Iguazú. O município ainda conta com outras quatro aldeias guaranis.

Serviço

Você pode acessar a Jasy TV 13 pelo Facebook (Jasytv), Instagram (@jacytv) e site (www.jasytv.com.ar).

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.