Filme Quando a morte veste farda terá sessão gratuita em Foz do Iguaçu

A exibição será no Auditório Martina, no campus Jardim Universitário, com entrada gratuita. Foto: Divulgação.

O Cineclube Cinelatino exibe o curta documentário pernambucano Quando a morte veste farda (2021), no dia 28 de junho, terça-feira, às 19 horas, na Unila. A exibição será no Auditório Martina, no campus Jardim Universitário, com entrada gratuita. Realizado pelo GAJOP (Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares) em parceria com a Marco Zero Conteúdos, o filme aborda a letalidade da polícia e o racismo estrutural no Brasil através de quatro casos emblemáticos que ocorreram no estado de Pernambuco.

Além do início da pandemia de Covid-19, o ano de 2020 foi marcado pelo recorde de assassinatos cometidos pela polícia no Brasil. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 6.416 pessoas morreram por armas de fogo disparadas por agentes da segurança pública no país. Os dados da letalidade demonstram que são os homens negros (79,9%) as maiores vítimas desse tipo de abordagem.

O documentário Quando a morte veste farda expõe as críticas ao sistema estrutural que organiza as práticas letais de agentes de segurança pública e de agentes do judiciário que com frequência legitimam esse genocídio. E igualmente expõe a situação das famílias das vítimas, que permanecem à mercê das desigualdades estruturais da sociedade brasileira, enquanto clamam por justiça.

Após a sessão, acontecerá um debate com a presença de Inara Rodrigues (mestranda do PPGIES – UNILA), Marcos de Jesus Oliveira (professor do ILAESP – UNILA), Waldemir Rosa (professor do curso de Antropologia – UNILA), com mediação de Stheffany Fernanda (discente do curso de Cinema e Audiovisual – UNILA). A exibição é fruto da parceria entre Cineclube Cinelatino e Taturana Mobi.

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Assessoria

Este texto é de responsabilidade de assessoria da imprensa institucional e/ou empresarial. Veja mais conteúdo do autor.

-->