Um novo livro para Foz do Iguaçu

A história de Foz do Iguaçu tem sido publicada em livros e teses de pós-graduação. Os textos abordam aspectos diversos da história da cidade, com destaque para a descoberta das Cataratas do Iguaçu como atrativo turístico e a construção da usina de Itaipu. O livre comércio com as cidades fronteiriças do Paraguai e da Argentina também tem sido tema de estudos acadêmicos. Também participam da historiografia local a formação da Colônia Militar, que deu início ao povoamento de Foz do Iguaçu; a exploração da madeira e da erva-mate pelas companhias argentinas; a tomada da cidade pelos revolucionários de 1924; a colonização com migrantes gaúchos e catarinenses ocorrida a partir da década de 1930.

Estes e outros temas serão contemplados no livro “Foz do Iguaçu”, do historiador Luiz Francisco Guil. Desde outubro de 2020 ele se encontra na cidade, desenvolvendo pesquisas para a elaboração da obra. Além de análises bibliográficas e documentais, o autor vem realizando entrevistas com representantes de várias áreas, em busca de dados e fotografias antigas. Como outras obras do autor, este livro terá alto padrão editorial. Formato 28 x 30cm, miolo colorido em papel couche 150g, encadernação com capa dura e costura. A tiragem inicial será de 2 mil exemplares.

Desde 2005 Guil trabalha com produção de livros históricos de cidades, em parceria com outros autores. Entre suas publicações estão livros de Prudentópolis, Irati, São Mateus do Sul, Guamiranga, Cascavel e Pato Branco (este, em fase de impressão/encadernação).

A história de Foz do Iguaçu será amplamente ilustrada com fotografias antigas e atuais. Além dos fatos históricos sobre a formação e estruturação da cidade, constarão matérias sobre os principais atrativos turísticos de Foz, como as Cataratas, o Parque das Aves, a hidrelétrica de Itaipu, o Marco das Três Fronteiras, o Museu de Cera, etc. Os textos serão publicados em português, inglês e espanhol.

O livro “Foz do Iguaçu” virá somar-se às iniciativas de desenvolvimento cultural, turístico e econômico do município.

― É uma obra de construção coletiva ― ressalta o autor. ― Sempre contamos com o apoio de autores e fotógrafos locais, além das pessoas que têm boas histórias para nos relatar. Quem têm boas fotografias em arquivo pode entrar em contato conosco, para que possamos fazer uma visita e avaliar o material.
Nas ilustrações, capas dos livros já produzidos por Guil, solo ou em parceria com outros autores.

Contatos do autor:
Fone/Whatsapp: 45 99900-3764
E-mail: [email protected]

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.