Paciente relata dificuldade para retirar exames em UBS por falta de internet

H2FOZ – Amilton Farias 

Na manhã desta quarta-feira (15), o Portal H2FOZ foi procurado por Marcelo Aparecido dos Santos, que relatou sofrer de obesidade e precisar saber o resultado de um exame de sangue para remarcar sua consulta médica. Segundo ele, desde o dia 26 do mês passado, não consegue obter o resultado.  

Marcelo, que é morador do bairro Morumbi  e usuário da unidade de saúde do Morumbi III, informou que tem ligado há 20 dias para a unidade, onde as atendentes falam da dificuldade do atendimento e da impossibilidade de passar o resultado por falta de acesso à internet “em todas as unidades de saúde”.  

A redação do H2FOZ entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura, a qual confirmou, em nota, que o problema iniciou após o “ciclone bomba” ter passado pela cidade, há cerca de 15 dias, causando estragos em toda a região. O fenômeno teria ocasionado o rompimento da comunicação pela internet entre os serviços contratados pela Prefeitura de Foz do Iguaçu. 

A assessoria relatou ainda que o estrago deixou diversos serviços suspensos, como os atendimentos realizados nas unidades de saúde que exigiam operacionalidade pela internet, a exemplo da marcação de exames. 

 

Segue a nota da prefeitura:

Há cerca de 15 dias, com a passagem do ciclone bomba, estragos e acidentes foram registrados em toda região. Os efeitos foram sentidos na cidade com o rompimento da comunicação pela internet entre os serviços contratados pela Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu. 

O estrago deixou diversos serviços suspensos, entre eles atendimentos realizados nas unidades de saúde que exigiam operacionalidade pela internet como marcação de exames. Parte do trabalho está sendo realizado manualmente, mas muitos outros serviços ainda estão paralisados. 

A empresa responsável pelo serviço, Digital Design Serviços de Telecomunicações Eireli informou por meio de nota que desde o dia 26 de junho, sua rede sofreu danos de grandes proporções devido ao temporal ocorrido na cidade. Queima de equipamentos essenciais e rompimento da rede em vários pontos da cidade com quedas de posteamento Copel e árvores que atingiram diretamente o backbone (é a espinha dorsal da internet, responsável pelo envio e recebimento dos dados entre diferentes localidades), provocando interrupção dos serviços prestados. 

Com data coincidindo com encerramento do contrato, a empresa também afirmou dificuldade na aquisição de equipamentos necessários para reposição, devido à pandemia. 

O religamento está sendo realizado de maneira gradual pela empresa e já foi concluído em diversos serviços, priorizando links emergenciais que incluem; unidades do CRAS, Centro de Controle de Zoonoses, Arquivo Geral, secretaria de Turismo, Conselhos Tutelares, Horto Municipal, Procon, CREAS, além das UBS: Vila C, Porto Belo, Vila Iolanda, São Roque, Cidade Nova, São João, Padre Ítalo, KLP e UPAs. Alguns pontos já foram religados e outros desta lista, serão ao longo desta semana. Na próxima semana, outros serviços voltam a funcionar com normalidade.

Assessoria Prefeitura

 

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