Carteirinha em dia. Saúde aplica 5,7 mil vacinas durante mobilização

Doses que protegem contra gripe, sarampo e covid-19 seguem ofertadas nos postos de saúde nos bairros.

Apoie! Siga-nos no Google News

Doses que protegem contra gripe, sarampo e covid-19 seguem sendo ofertadas nos postos de saúde nos bairros.

Em dia nacional de mobilização, Foz do Iguaçu aplicou 5.758 vacinas nesse sábado, 30. O esforço foi para imunizar as pessoas contra influenza, sarampo e covid-19, mas quem foi às unidades básicas de saúde (UBSs) pôde atualizar a carteirinha com outras aplicações.

Conforme balanço do Dia D apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde, foram 2.639 doses contra a gripe, 1.234 para prevenção do sarampo e 1.346 imunizações anticovid-19. Profissionais de saúde atenderam a população ao longo de todo o sábado.

Quem não se vacinou ainda pode procurar as UBSs, pois as doses seguem disponíveis. Mesmo com o resultado considerado positivo do Dia D, a cobertura vacinal está abaixo do patamar considerado ideal pelos agentes de saúde pública.

A vacinação contra gripe e sarampo em Foz do Iguaçu começou em abril, para públicos específicos – idosos, crianças e profissionais da saúde. A segunda fase, que estava prevista para 3 de maio, foi antecipada para o Dia D, realizado sábado, ampliando o atendimento.

No programa Marco Zero, produção do H2FOZ e da Rádio Clube FM, a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Tontini, reforçou a importância da vacinação. Ela destacou os grupos mais vulneráveis e frisou que a rede pública já “constatou alta procura por atendimento para crianças”.

Assista à entrevista.

“Na Região Sul, já estamos passando por episódios de diminuição da temperatura, o corpo passa por adaptação, sendo normal ficar mais vulnerável”, apontou. “Por isso é importante tomar a vacina o quanto antes e ficar imunizado”, declarou Jaqueline, enfatizando a dose vacinal contra a influenza.

A secretária ainda ponderou sobre o prejuízo que informações falsas causam para a população, que muitas vezes deixa de buscar a proteção acreditando em fake news e materiais de desinformação. “Isso desencorajou pessoas que não foram tomar a vacina. Precisamos da conscientização da população e que ela busque a vacina”, convidou.

Influenza

  • Crianças com 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.
  • Pessoas com 60 anos ou mais.
  • Trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas.
  • Caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso e trabalhadores portuários.
  • Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
  • Pessoas com deficiência permanente.

Sarampo

  • Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, e profissionais de saúde.

Covid-19

  • Crianças de 5 a 11 anos e adolescentes de 12 a 17 anos.
  • 1ª, 2ª e 3ª doses da imunização de pessoas de 18 a 59 anos.
  • Maiores de 60 anos e imunossuprimidos (com alteração no sistema imunológico).
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.