Escritor de Foz lança livro em que costura ‘verdades imperfeitas’

Meon Luciano apresentou a sua escrita durante o Programa Marco Zero - Foto: Carlos Sossa

Aberto ao público, evento de lançamento da publicação neste sábado também terá apresentações de dança e música.

A prática da escrita levou Meon Luciano a sentar nos bancos universitários, e a universidade, a Unila, no caso, agora retribui com a técnica para ele seguir escrevendo. Mas o conteúdo vem da vida, mais precisamente das contradições dela, que ainda hoje separa as pessoas que pouco ou nada possuem das que detêm e acumulam uma grande parcela da riqueza.

Esta visão de mundo, política, engajada e com posição definida, vem da experiência no anarquismo, de umas três décadas atrás, quando um grupo de adolescentes e jovens se movia na região do Jardim Petrópolis pensando, com isso, também mover as estruturas do mundo. E Meon Luciano estava entre eles.

O Marco Zero é um programa conjunto produzido pelo H2FOZ e Rádio Clube FM. Entrevista, opinião, enquete, entretenimento, esporte, cultura e agenda. Todo sábado, das 10h às 12h. Participe do grupo no Whatsapp para receber as novidades. Clique aqui.

Agora, ele lança o seu segundo livro, “Fronteiras, Verdades Imperfeitas”, com contos e crônicas, neste sábado, 13. Alguns deles recontam a sua história; outros são relacionados a acontecimentos de Foz do Iguaçu, a cidade que Meon Luciano ajudou a trilhar até aqui, da qual captura a matéria-prima para a sua literatura, conforme conta no Programa Marco Zero.

Assista à entrevista:

Na entrevista, o escritor relembra sua participação na Ação Cultural Ação Coletiva (ACAC), anarquista, e sua vivência no underground iguaçuense. Das bandas punks que já ouviu, reteve a mensagem daquelas que utilizam letras sociais. Na adolescência, bebeu na fonte da literatura espanhola e estadunidense. Hoje, volta-se às letras de brazucas como Machado de Assis e Lima Barreto.

“O que acaba perpassando no que eu escrevo é a literatura de cunho social, independentemente se é algo engraçado, mistério, assustador ou um poema”, relata Meon Luciano. “O que o leitor vai encontrar sempre é o social, de sempre defender o lado do oprimido”, completa.

“Fronteira”

Seu livro não é segmentado, explica. “Tem contos cômicos, de terror e suspense, e alguns que considero claustrofóbicos”, expõe. “Há textos contando a história de Foz do Iguaçu e da minha infância, em que eu registro momentos que aconteceram”, narra o escritor Meon Luciano.

O nome “Fronteira” é por causa dos contos e crônicas. Já as verdades imperfeitas ficam por conta dos múltiplos olhares. “Considero que todas as verdades são imperfeitas, cada um tem a sua. A verdade do outro para você pode ser imperfeita, as verdades que eu tenho talvez sejam imperfeitas”, reflete.

O que é bem costurado no livro é o olhar que enxerga o mundo por suas diferenças que ainda teimam existir. “Vejo pelo lado social, defendo muito a divisão de renda. O anarquismo me ajudou a pensar dessa forma, a sempre achar que o problema maior dos países pobres é a divisão de renda, porque a concentração provou não conseguir criar humanos melhores”, reitera Meon Luciano.

Capa do livro e convite para o evento de lançamento da obra – Foto: Reprodução

Evento cultural

Durante a sessão de lançamento do livro “Fronteiras, Verdades Imperfeitas”, também haverá uma programação cultural reunindo dança e música. A cultura urbana será representada pelo grupo Sioux Crew, e as atividades sonoras terão Vitor Vieira (Kiulia), Nô Moraes, Banda Experience, Washington Light-Holder, Paulo Silva e Banda Pinhão Ácido.

Lançamento do livro “Fronteiras, Verdades Imperfeitas”
Data: 13 de novembro (sábado), a partir das 15h
Local: Iguassu Secret Falls – Vila Yolanda
Informações: (45) 98403-4330
Acesse o evento nas redes sociais.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Paulo Bogler - H2FOZ tem 1447 posts e contando. Ver todos os posts de Paulo Bogler - H2FOZ

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.