Espaço cultural A Casa recebe Mostra da Diversidade neste sábado

Filmes, debate e uma viagem pelos ritmos da música negra integram o evento, que marca o mês do orgulho LGBTQIAPN+; assista à entrevista.

Apoie! Siga-nos no Google News

Filmes, debate e uma viagem pelos ritmos da música negra integram o evento, que marca o mês do orgulho LGBTQIAPN+; assista à entrevista.

Ambiente de cultura, arte, natureza, acolhimento e ativismo, o espaço A Casa recebe a Mostra da Diversidade, neste sábado, 25, a partir das 19h. A programação para marcar o mês do orgulho LGBTQIAPN+ conta com cinedebate e o Baile Magia Negra.

Assista à entrevista (a partir do trecho de 1h53min).

Cantora lírica, acadêmica do curso de Música na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e uma das responsáveis pela programação, Adriana Sabogal falou sobre o evento no programa Marco Zero. Ela convidou a comunidade e enfatizou o respeito às diferenças.

Serão exibidos os filmes “Meu corpo é político” e “Perifericu”, seguidos de debate com Stheffany Fernanda e integrantes de coletivos LGBTQIAPN+ em Foz do Iguaçu. Stheffany é diretora do premiado curta-metragem “Perifericu”. As sessões são gratuitas.

Após o cinedebate, por volta das 22h, a celebração será com o baile do coletivo Magia Negra, em uma viagem musical pelos principais ritmos da música negra. Para participar da festa, os ingressos custam R$ 10 (antecipados) e R$ 20 (na portaria); estudantes pagam meia entrada.

A musicista e estudante explicou que a mostra é resultado da soma de esforços de coletivos e entidades. “A gente pensa muito isso, em articular o movimento artístico e de comunidade, não só entre nós, LGBTs, mas também reunindo aliados”, expôs.

Na entrevista, ressaltou que a arte é uma ferramenta para promover a conscientização sobre a diversidade. “É um meio que a gente tem para chamar as pessoas à conscientização e à ação, articulando sensibilidade e empatia”, frisou a universitária, que é da Colômbia.

A Mostra da Diversidade é uma programação integrada da comunidade LGBT, negra e de povos originários. Conta com a participação do Comitê de Gênero e Diversidade da Unila, Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB Foz do Iguaçu, Casa de Malhu, Rede Encontros pela Diversidade e a União de Negros e Negras pela Igualdade em Foz do Iguaçu.

Dia do Orgulho LGBTQIA+

A data de 28 de junho marca o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. Neste ano, serão 53 anos da Revolta de StoneWall, um marco para a organização coletiva de pessoas LGBTQIA+ contra violações e violências e por direitos historicamente negados ou negligenciados.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.